Oi, sou o Eulímpio o mascote do Reciclando Lixo, Preservando Vidas.
OBJETIVO GERAL - Despertar em nossos alunos a consciência sócio-ambiental, cultural e econômica proporcionando condições para tornar-lhes cidadãos aptos a lidar com os desafios que enfrenta o mundo contemporâneo.
LIXO E SUA PROBLEMÁTICA - O Lixo é um problema que não pára de crescer em todo o mundo, e cada vez mais vem sendo tema principal de debates internacionais e pede para sua solução a participação de todos. Desde o acúmulo do lixo em locais não apropriados até a forma em como ele é tratado, geram, além do agravo da poluição, conseqüências urbanas drásticas, tais como: alagamentos, doenças, e injustiças sociais. Infelizmente os lixos, tanto doméstico quanto industrial, levam muito tempo para se decompor na natureza e se continuarmos agindo com descaso a esse fato, as conseqüências serão cada vez piores, a ponto de tornarem-se irreversíveis. Tendo em vista que esse problema é antigo na sociedade, alternativas para coleta e reciclagem de lixo já vêm sendo praticadas em grande parte das cidades mais desenvolvidas, que agem focadas na modernização da coleta e senso humanitário, fazendo com o que é considerado lixo para alguns, se torne fonte de renda e subsistência para outros.
INICIATIVA DA CÂMARA - É com esse pensamento que surge a iniciativa da Câmara de Vereadores e dos Vereadores Mirins de criar um programa com o objetivo de educar, conscientizar e exercitar a cidadania dos nossos alunos e imbitubenses. Sendo que o primeiro passo será dado nas escolas, onde encontramos um ambiente apropriado para trabalhar este tema de forma a criarmos uma cultura para as novas gerações. Trata-se, pois, este assunto de grande relevância e para tanto precisará do empenho e participação de todos.
ENVOLVIDOS:
• Câmara Municipal de Imbituba;
• Câmara de Vereadores Mirins de Imbituba;
• Prefeitura Municipal, através da Sec. Municipal da Educação e SEDURB;
• Secretaria de Desenvolvimento Regional, através das Escolas Estaduais;
• Subseção de Imbituba da Ordem dos Advogados do Brasil;
• Iniciativa Privada: Companhia Docas de Imbituba.
• Câmara Municipal de Imbituba;
• Câmara de Vereadores Mirins de Imbituba;
• Prefeitura Municipal, através da Sec. Municipal da Educação e SEDURB;
• Secretaria de Desenvolvimento Regional, através das Escolas Estaduais;
• Subseção de Imbituba da Ordem dos Advogados do Brasil;
• Iniciativa Privada: Companhia Docas de Imbituba.
PÚBLICO ALVO:
Qualificação: Alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, Estadual e Particular de Imbituba.
Quantificação: 2800 alunos
FUNDAMENTOS - Todo o Projeto tem fundamento didático-pedagógico nos Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – MEC/SEF. Cabem aos educadores as especificações quanto aos conteúdos, de acordo com cada série trabalhada.
ATIVIDADES INICIAIS:
1) Reunião e discussão com a secretária, diretores e professores para dar início ao programa; (concluída)
2) Escolha do nome do projeto – Reciclando Lixo, Preservando Vidas; (concluída)
3) Elaboração e aprovação de lei que permita investimentos por parte da iniciativa privada no programa; (concluída)
4) Apresentação e discussão do tema Lixo, com os Vereadores Mirins; (concluída)
5) Reuniões com comunidade escolar docente para apresentação do projeto – Cartilha Didática; (concluída)
6) Criação de um fórum de discussão permanente que se dará através de um espaço no site da Câmara de Vereadores de Imbituba – http://www.cmi.sc.gov.br/; (concluída)
7) Escolha do nome do Mascote; (concluída)
8) Plantação de árvores nas escolas e escolha dos representantes do projeto (fiscais) com inclusão do Grêmio Estudantil;
9) Leitura e reflexão sobre a problemática do lixo na sociedade - conscientização comunidade escolar discente;
1) Reunião e discussão com a secretária, diretores e professores para dar início ao programa; (concluída)
2) Escolha do nome do projeto – Reciclando Lixo, Preservando Vidas; (concluída)
3) Elaboração e aprovação de lei que permita investimentos por parte da iniciativa privada no programa; (concluída)
4) Apresentação e discussão do tema Lixo, com os Vereadores Mirins; (concluída)
5) Reuniões com comunidade escolar docente para apresentação do projeto – Cartilha Didática; (concluída)
6) Criação de um fórum de discussão permanente que se dará através de um espaço no site da Câmara de Vereadores de Imbituba – http://www.cmi.sc.gov.br/; (concluída)
7) Escolha do nome do Mascote; (concluída)
8) Plantação de árvores nas escolas e escolha dos representantes do projeto (fiscais) com inclusão do Grêmio Estudantil;
9) Leitura e reflexão sobre a problemática do lixo na sociedade - conscientização comunidade escolar discente;
PROJETO EM DESENVOLVIMENTO :
FASE 1 - Concurso para escolha do nome do mascote do projeto (concluída)Crianças são muito mais suscetíveis a imagens e prestam mais atenção quando conseguimos aliar diversão à didática. Então com o layout já definido do mascotinho (a latinha de lixo animada), iniciaremos as ações com interação total das crianças.Um concurso será veiculado por meio de cartazes e panfletos/fichas de inscrição, para criação de um nome para o mascote. O nome será julgado por autoridades da cidade.
FASE 02 - Cartilha com informações gerais sobre o tema – Lixo (Em execução)Será elaborada com diversas informações e atividades, relacionadas ao lixo, sempre correlacionadas com alguma disciplina da grade curricular e que os professores poderão utilizar do material para lecionarem aulas especiais. Essa cartilha será distribuída para todos os alunos das escolas, e juntamente com essa cartilha será enviado um folder destinado aos pais, explicando sobre o programa e solicitando colaboração e incentivo dos mesmos para que a criança tenha o apoio e ajuda da família nas atividades extracurriculares que forem solicitadas pelos professores.
FASE 1 - Concurso para escolha do nome do mascote do projeto (concluída)Crianças são muito mais suscetíveis a imagens e prestam mais atenção quando conseguimos aliar diversão à didática. Então com o layout já definido do mascotinho (a latinha de lixo animada), iniciaremos as ações com interação total das crianças.Um concurso será veiculado por meio de cartazes e panfletos/fichas de inscrição, para criação de um nome para o mascote. O nome será julgado por autoridades da cidade.
FASE 02 - Cartilha com informações gerais sobre o tema – Lixo (Em execução)Será elaborada com diversas informações e atividades, relacionadas ao lixo, sempre correlacionadas com alguma disciplina da grade curricular e que os professores poderão utilizar do material para lecionarem aulas especiais. Essa cartilha será distribuída para todos os alunos das escolas, e juntamente com essa cartilha será enviado um folder destinado aos pais, explicando sobre o programa e solicitando colaboração e incentivo dos mesmos para que a criança tenha o apoio e ajuda da família nas atividades extracurriculares que forem solicitadas pelos professores.
Atividades em sala:
Componente Curricular
Conteúdo:
Matemática: Peso, volume, etc...
Ciências: Reciclagem de papel, meio-ambiente, decomposição etc...
Geografia: Locais e formas apropriadas e inapropriados para utilização de depósitos de lixo; contaminação de rios, lagos; aspectos econômicos relacionados ao lixo. etc...
Educação Artística: Artesanato, bijuteria, teatro, música, etc...
História: Evolução das discussões sobre as questões ambientais envolvendo o lixo, etc;
Português: Origem, literatura, denominação, sobre o tema LIXO, etc;
Educação Religiosa: Solidariedade, humanização em nossa sociedade, etc;
Matemática: Peso, volume, etc...
Ciências: Reciclagem de papel, meio-ambiente, decomposição etc...
Geografia: Locais e formas apropriadas e inapropriados para utilização de depósitos de lixo; contaminação de rios, lagos; aspectos econômicos relacionados ao lixo. etc...
Educação Artística: Artesanato, bijuteria, teatro, música, etc...
História: Evolução das discussões sobre as questões ambientais envolvendo o lixo, etc;
Português: Origem, literatura, denominação, sobre o tema LIXO, etc;
Educação Religiosa: Solidariedade, humanização em nossa sociedade, etc;
FASE 3 - Plantação de árvores nas escolas e escolha dos representantes do projeto (fiscais) com inclusão do Grêmio EstudantilSerão plantadas e devidamente catalogadas, duas mudas de árvores, sendo uma frutífera e outra que permita grande quantidade de sobra (raízes profundas) de forma a simbolizar o início do programa.Estas árvores deverão ser acompanhadas e cuidadas de forma permanente em todas as suas fases, a fim de que os alunos possam perceber quanto tempo leva uma árvore para crescer e quanto se leva para destruí-la.
FASE 04 - Ciclos de Palestras Durante o decorrer das atividades, algumas palestras poderão ser ministradas por profissionais da área e pessoal especializado em reciclagem e coleta seletiva, passando assim ainda mais conhecimento e reforçando a mensagem passada em sala de aula pelos professores durantes aulas especiais.
FASE 5 - Teatro Deverão ser desenvolvidas oficinas teatrais com o corpo discente ou apresentação por grupos teatrais terceiros.
FASE 06 - GincanasSerão realizadas gincanas entre as escolas para a arrecadação de lixo reciclável, a fim de darmos a real idéia da produção de lixo em nossa cidade.
FASE 07 - Oficinas de ArtesanatosDeverão ser implementadas Oficinas de Artesanato com exposição futuras em feiras escolares, de forma a valorizar e identificar alunos com aptidões artísticas.
FASE 08 - Pesquisas internet de projetos e trabalhos existentesO intuito da pesquisa é apresentar a possibilidade de fonte de conhecimento e incentivar a própria inclusão digital.
FASE 09 - Pesquisas Comunitárias sobre a Utilização dos 4 R’s pela comunidadeEstas pesquisas servirão para identificar o nível de consciência da população quanto à importância em Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar.
FASE 10 - Concurso de fotos sobre o Meio AmbienteSerá realizado um concurso de fotos, com vistas a identificarmos os ambientes degradados e os em perfeitas condições, onde será produzido um álbum fotográfico retratando o contraste existente e remetido aos órgãos oficiais de controle ambiental.
FASE 11 – Visitas ao aterro sanitário de nossa cidade e à cooperativa de seleção - COOPERZIMBASerão realizadas visitações em nosso aterro sanitário, para que os alunos possam entender os processos atuais de seleção e que lhes permita analisar de forma mais clara como poderão contribuir para uma nova cultura sócio-ambiental em nosso Município.
FASE 12 – Será apresentada a legislação vigente aos alunos para que os mesmos tenham acessos aos seus direitos e deveresNesta fase poderá ser pedido apoio à OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, sub-seção Imbituba, para que um de seus representantes possam fazer aos alunos uma apresentação de forma didática sobre a legislação vigente (PROJETO OAB VAI A ESCOLA).
FASE 13 – Possibilidade de participação da iniciativa privada e pessoa físicaDe acordo com que estabelece a lei municipal há a possibilidade de captação de recursos ou serviços para investimento no Projeto ou ainda das empresas.
FASE 14 – Criar o disque SOS Lixo – telefone exclusivoEste objetivo é corrigir maus hábitos como o de jogar lixo em qualquer canto, tornando nossa cidade suja.Ao avisarmos os órgãos governamentais responsáveis dos lugares utilizados de forma errada por algum ¨sujão¨, o governo poderá atuar de forma rápida e quem sabe até descobrir de quem se trata e puni-lo nos rigores da lei.
FASE 15 – Lixo x TemporadaDotar mecanismos que possam minimizar os efeitos nocivos do aumento do lixo em nossa cidade por conta da temporada de verão.
FASE 16 – Políticas públicas para nossa cidadeCriação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – PGIRS – CapitalElaborar Plano Municipal de Saneamento, incluindo além da criação e fortalecimento de políticas públicas para Resíduos Sólidos com controle social (cont.), das questões hídricas, o manejo dos resíduos sólidos - Capital
FASE 17 – EPI´s necessidade de utilizaçãoÉ preciso que se tenha cuidado em todas as fases do Projeto com nossos alunos para que não tenham contato direto com materiais cortantes ou que contenham substância que possam vir a criar algum tipo de problema de saúde. FASE 18 – Assuntos a serem abordados:
Aquecimento Global;
Camada de Ozônio;
Água;
Solo;
Ar;
...
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Aquecimento Global;
Camada de Ozônio;
Água;
Solo;
Ar;
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SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO - Deverá haver seminários de avaliação bimestrais com todos os envolvidos, a fim de que permita o desenvolvimento e a avaliação do programa, bem como a troca de experiências. Esperamos que o Programa seja o desencadeador de uma série de ações que podem ser direcionadas ao Desenvolvimento Sustentável.
CRONOGRAMA
27 de Agosto – Reunião com o corpo docente e diretores das escolas;
27 de Agosto – Reunião com o corpo docente e diretores das escolas;
27 de Outubro – Apresentação do pré-projeto para os Vereadores Mirins e platéia presente;
03 de Dezembro – Escolha do nome do mascote e apresentação do PROGRAMA RECICLANDO LIXO, PRESERVANDO A VIDA.
FÓRUM DE DISCUSSÕES - http://www.cmi.sc.gov.br/forum/index.php
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