sábado, 11 de julho de 2009

Prestação de Contas 2007/2008 - Entrevista Jornal O Popular















Quais foram suas principais metas para a Câmara de Imbituba?
Do ponto de vista físico, não havia nada a ser feito, vez que o prédio atende com qualidade a população e proporciona ótimas condições de trabalho aos Vereadores e aos Servidores. Nosso foco, frente à administração era o de criar procedimentos administrativos, mobiliar e equipar a Câmara, dinamizar o procedimento legislativo e assim melhorar a imagem do Poder Legislativo, trazendo a população para dentro da Câmara.


O senhor falou em melhorar a imagem da Câmara. Como isso foi feito?
Primeiro, com transparência. A nossa idéia era levar até a população o que é discutido na Câmara. Fizemos isso de várias maneiras, a primeira foi transmitindo as sessões on line, através do site da http://www.cmi.sc.gov.br/, onde qualquer munícipe acessando o site poderá ouvir as sessões, tendo conhecimento de como os projetos são votados e ouvindo seus representantes, do conforto de sua casa ou do seu ambiente de trabalho. Iniciamos os contatos para que as sessões sejam transmitidas através da TV ALESC. Colocamos também à disposição da população, pelo site, todas as atas, balancetes,licitações em andamento, proposições em andamento, informações sobre os programas sociais da Câmara ( Vereador Mirim, Reciclando Lixo, Preservando Vidas). Também trouxemos os alunos da rede publica municipal, estadual e particular para assistir as sessões da Câmara de Vereadores Mirins, valorizando a participação das escolas, professores e alunos envolvidos no Programa. E não podemos deixar de falar das inúmeras audiências públicas (Atendimento bancário, RESEX, UNISUL, ICISA, Preconceito Racial, et..)que foram realizadas, ouvindo a população e trazendo cada munícipe para discutir junto aos vereadores os problemas de nossa cidade.

Voltando à questão da estrutura da Câmara, o que o senhor pode fazer para melhor atender a população, vereadores e servidores?
Quando assumimos a Presidência da Câmara os móveis utilizados eram todos os moveis das antigas instalações, os computadores eram poucos, o que dificultava o trabalho até dos próprios vereadores. Adquirimos móveis adequados aos departamentos, computadores para todos os servidores e gabinete dos vereadores, reestruturamos toda a rede de informática, criando backups de segurança dos arquivos internos e colocamos rede de wirelles em toda câmara. Qualquer cidadão que venha até a Câmara, usando seu computador pessoal, usará a rede sem corrermos o risco de causar qualquer dano aos arquivos internos.

E houve investimento na capacitação funcional dos servidores e vereadores?
Sim, claro! Todos os servidores e vereadores participaram de cursos de formação, tendo à disposição livros jurídicos com literatura sobre licitação, normas e procedimentos, responsabilidade fiscal e outras leis.

E o orçamento como foi administrado?
Com responsabilidade e gestão conseguimos fazer uma economia orçamentária significativa. Mesmo com os investimentos em mobiliários, equipamentos, capacitação funcional, urbanização dos espaços interno e externo devolvemos ao Poder Executivo cerca de R$ 680.000,00.

E no procedimento legislativo, quais as mudanças?
Buscamos modernizar o procedimento legislativo. Em parceria como Executivo, imediatamente após o Prefeito encaminhar o projeto de lei, o departamento recebe em forma digital o texto, que é logo encaminhado ao Vereador, também por email. As atas, Ordem do Dia, convocações, etc.. são encaminhadas aos vereadores por email, o que antecipa o conhecimento das proposições e documentos, proporcionando que ele estude melhor o que vai ser discutido durante das sessões. Minutos após o término das sessões é enviado o Release das Matérias aonde o vereador pode acompanhar a proposição que foi votada e ou a que foi retirada para alguma providência. Também implantamos a informatização do departamento legislativo digitalizando as leis antigas e cadastrando em meio digital as atuais. O protocolo é totalmente digitalizado, garantido segurança no encaminhamento de qualquer documento protocolizado na Casa. Desta forma a busca por leis aprovadas e em andamento certamente proporciona um aprimoramento no setor, que antes fazia tudo em forma manual, nos arcaicos livros de protocolo e registro.

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