domingo, 12 de julho de 2009

Projetos Sociais, a importância do trabalho direcionado do Vereador Dorlin


O presidente da Câmara, vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB) usou a Tribuna da Câmara para destacar o trabalho do Legislativo Municipal, especialmente, dele vereador Dorlin, com projetos e programas sociais, principalmente em benefício das crianças e adolescentes. Confira o pronunciamento na íntegra do vereador Dorlin Nunes Júnior.

*********************************************************************************

PROJETOS SOCIAIS:

Desde o início de meu primeiro mandato tenho procurado pautar minhas ações à garantia do desenvolvimento social, a preservação do meio-ambiente e ao acesso de todos à saúde e educação.
Essas garantias embora previstas em nossa Constituição Federal, por vezes deixam de ser efetivamente proporcionadas à população, cabendo a nós, representantes deste Poder Legislativo a preservação dessas garantias.
Para tanto, como vereador, encaminhei ao Executivo o Programa Saúde na Escola que visa à garantia de avaliação médica em clínica geral e especialidades porventura necessárias, a todos os alunos da Rede Pública Municipal de Imbituba. A sensibilidade do prefeito Jose Roberto Martins em desenvolver o programa, já apresentado em meu primeiro mandato, foi primordial para que hoje tivéssemos esse atendimento aos alunos.
Desde a implantação do Programa Saúde na Escola, no dia 19 de junho, no Caic, como plano piloto, foram prestados 145 atendimentos, dos quais houve 47 encaminhamentos a especialistas.
Felizmente poucos foram os casos graves e com urgência!
E é este o objetivo principal do Programa Saúde na Escola, a garantia de acesso à saúde aos alunos das escolas municipais, nesta primeira etapa.
Já no Legislativo, demos início a implantação do Programa Vereador Mirim, que busca o desenvolvimento da cidadania em alunos em idade escolar. Busca também aproximar o Poder Legislativo da comunidade, integrando escola x legislativo. Busca mostrar a esses jovens vereadores mirins a importância do Poder Legislativo Municipal, na sociedade, proporcionando política que objetiva o bem comum da população.
É certo que o apoio de cada um dos senhores aqui presentes é e será essencial para o sucesso do Programa.
Outros projetos estão em adiantado estudo de minha parte e daqueles que me assessoram. Projetos e programas esses que buscam o desenvolvimento da cidadania, o resgate da imagem pública do vereador e do político, hoje tão desgastadas em nosso País.
Os programas sociais e projetos como Música na Escola, Reciclagem de Lixo, Vereador Mirim, Bombeiro Mirim e Policial Mirim, além do complexo projeto Cidade Mirim, muitos destes aplicados e em andamento em grandes centros como Curitiba, Porto Alegre e grandes cidades de nosso Estado como Blumenau, Jaraguá do Sul, Tubarão, demonstram a preocupação de vários governantes e políticos com as nossas crianças que só terão um futuro brilhante e de qualidade se investirmos no hoje deles.
As noticias nacionais levam a população ao descrédito nos poderes constituídos e o comprometimento deste Poder Legislativo como um todo. Porém acredito que a Câmara de Vereadores de Imbituba está fazendo a sua parte. Como propositor destes programas, busco junto com todos vocês colaborar para evitar a decepção da população em relação à inércia do parlamento Brasileiro.
No dia de hoje estou apresentando uma indicação que visa facilitar a colaboração de pessoas e empresas solidárias de nossa cidade, instituído no Município o Programa DISQUE SOLIDARIEDADE e E-MAIL da SOLIDARIEDADE
O Programa DISQUE SOLIDARIEDADE e o E-MAIL DA SOLIDARIEDADE, é um programa social que envolve a comunidade e que pode beneficiar muitas de famílias carentes. Com a insuficiência de recursos públicos para atender toda a demanda, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitacional – SEDESTH, poderá criar o DISQUE SOLIDARIEDADE e o E-MAL DA SOLIDARIEDADE. Programa que terá participação direta da população.
Através da disponibilização pelo Poder Executivo de um número específico de telefone, e um e-mail, as pessoas voluntariamente ajudarão a amenizar as desigualdades sociais, tirando as pessoas da situação de risco, através da doação de materiais de natureza diversa, como material de construção, roupas, brinquedos, cobertores, remédios, livros, cobertores, mobiliário, e outros objetos e/ou bens.
Há a possibilidade também de que serviços sejam prestados gratuitamente à população carente, como por exemplo, um pedreiro ou marceneiro, que queira ajudar a construir algo para alguma família carente. Consertar os objetos e/ou bens doados que necessitem de melhorias.
Os instrumentos de comunicação constante desta indicação deverão ter ampla e constante divulgação nos diversos meios de comunicação. Inclusive em Outdoor.

Disque SOLIDARIEDADE, mande um e-mail da SOLIDARIEDADE.

Também colocaremos para parecer de Vossas Excelências um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a iniciativa privada, a fim de permitir a construção e manutenção de: abrigos de ônibus, placas de identificação de ruas e lixeiras, com contra partida que permitirá a propaganda destas empresas no mesmo local em que foram aplicados os recursos.

O qual constaria de que fosse aprovado por unanimidade.

Muito Obrigado !!!

*********************************************************************************

Pronunciamento do vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB) em 3 de setembro de 2007.

Fonte : Câmara Municipal de Imbituba

Nenhum comentário: