terça-feira, 11 de agosto de 2009

Município decreta suspensão das aulas e atividades sociais


O Prefeito Beto Martins convocou nesta manhã reunião com todo secretariado para elaborar ações de prevenção contra a gripe A (H1N1) no Município.
Através do decreto nº 105 ficou definido que as atividades escolares municipais serão suspensas por tempo indeterminado. “Os dias parados serão compensados para que nenhum aluno seja prejudicado”, destaca a Secretária de Educação Leda Suzana Pamato de Souza.
Segundo a Secretária de Saúde, Léa de Oliveira Lopes, Imbituba possui dez casos suspeitos que estão sob monitoramento. “A análise do exame é realizada no Rio de Janeiro, até o fim desta semana teremos o resultado”, informa.
O decreto estabelece também que os serviços de atendimento administrativos da Prefeitura Municipal, terão seu período reduzido, das 14:00h às 18:00h, devendo os servidores cumprir expediente interno em horário normal. Cada secretário irá monitorar o fluxo de pessoas nas dependências internas a fim de evitar aglomerações, permitindo o ingresso de no máximo 4 pessoas por Departamento. “O controle de acesso será realizado através de entrega pessoal por senhas ao público em geral. Em caso de chuva o atendimento externo será suspenso”, ressalta o Secretário de Administração, Daniel Arantes Neto.
O decreto traz ainda a suspensão de todas as atividades sociais, culturais, esportivas e artísticas realizadas pelo Município, até ulterior deliberação.
Para o Prefeito Beto Martins o momento é de bastante orientação à população que não deve entrar em pânico, mas precisa tomar cuidados redobrados como a higienização das mãos, evitando aglomerações e mantendo uma alimentação balanceada. “As pessoas devem se conscientizar que cuidados simples podem evitar a proliferação do vírus”, reforça.
O Prefeito já agendou para a próxima terça-feira (18), uma nova reunião onde será reavaliado o quadro do Município e da região para que novas medidas sejam adotadas.

A partir de amanhã Município já disponibiliza pronto atendimento para suspeitos da gripe A
(Por Wanessa Alves)

Funcionários das Secretarias Municipais de Imbituba, Policiais Militares e Corpo de Bombeiros estiveram presentes no Centro de Referência a Mulher (CEREM) na quarta-feira (11), para receberam orientações da equipe da Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária sobre as formas de prevenção ao vírus H1N1, gripe A.
Joana ressalta que os funcionários devem estar preparados para lidarem com a população que, por ventura aparecerem gripados em seus estabelecimentos. “Não devemos alarmá-los e sim dar todo tipo de apoio com relação a procura a um posto de saúde mais próximo. Se o paciente já foi a um médico e foi detectado a gripe sazonal, por exemplo, mesmo assim deve ser aconselhado a ficar em casa com máscara e tomando as medidas de higienização necessárias, como lavar as mãos com freqüência e utilizar álcool gel”, explica a enfermeira.
Na oportunidade a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Joana Nascimento Vicente realizou uma explanação sobre os procedimentos adotados pela Vigilância com os casos suspeitos na cidade. “Hoje temos 10 casos sendo investigados no município, sendo que 5 estão internados e dois receberam alta. Nos casos apresentados como suspeitos é preenchido uma ficha de investigação e providenciado o remédio prescrito pelo médico”, ressalta.
A Diretora de Saúde Maria Madalena Domingues Nunes destaca que partir de amanhã (11) já estará em funcionamento o Pronto Atendimento da Gripe H1N1 localizado na Casa da Cidadania na Rua Nereu Ramos, em frente ao Posto Geraldo. “A equipe especializada da Vigilância Epidemiológica estará aberta das 8 às 22 horas, sendo que depois desse horário será disponibilizado o celular (48) 8848-1055 para solucionar possíveis dúvidas relacionadas aos vírus da Gripe A”, explica.

Secretaria de Infra-Estrutura encaminha ofício às empresas de transporte coletivo para orientar medidas de prevenção contra gripe A



O Secretário de Infra-Estrutura, Jaison Cardoso, já encaminhou aos diretores das empresas de transporte coletivo do Município ofício solicitando medidas preventivas quanto à circulação dos ônibus.
O Secretário destacou que os veículos devem circular com as janelas abertas ou semi-abertas, sendo os motoristas e cobradores orientados para manter tais ambientes bem ventilados, assim como, no caso de veículos com ar-condicionado, os mesmos devem estar em perfeito estado de funcionamento e higienização, zelando pela ventilação adequada.
O Secretário destacou que o serviço de fiscalização de trânsito estará atuante para acompanhar o cumprimento das medidas.

Nenhum comentário: