sábado, 18 de julho de 2009

Dorlin Nunes Júnor indica a criação do Programa Social Policial Mirim e Bombeiro Mirim.


INDICAÇÃO nº ___________

DORLIN NUNES JÚNIOR, Vereador Municipal do PSDB, com assento nesta Casa Legislativa vem na forma regimental, à presença de Vossa Excelência, INDICAR seja oficiado aos comandos da Policia Militar desta cidade, através do Capitão Giovane Silveira do Livramento e do Corpo de Bombeiros Militar, através do Sub-Tenente Elton Jose Roz da Luz, que implantem, respectivamente, os Programas Sociais Policial Mirim e Bombeiro Mirim.

JUSTIFICATIVA

A falta de oportunidade no mercado formal de trabalho e o crescimento desordenado populacional são apontados como geradores de desequilíbrio social, trazendo conseqüências como: O aumento da violência, da criminalidade e do sentimento de insegurança por parte da sociedade. Esses fatores atingem especificamente crianças e adolescentes, diante disso torna-se necessário buscar e propor alternativas para diminuir ou até mesmo evitar o envolvimento desse contingente com a criminalidade. Uma delas, é o desenvolvimento de projetos que favorecem atividades ocupacionais de cunho sócio-educativo, esportivo, lúdico, cultural e profissionalizante estimulando a conscientização de direito e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os projetos também visam proporcionar uma maior integração entre corporação, escola, família e comunidade, tirando jovens e crianças da ociosidade e orientando-os sobre segurança legislação de trânsito, primeiros socorros além é claro de proporcionar o desenvolvimento da cidadania e de conscientizá-los sobre os riscos inerentes que circunda toda a sociedade, objetivando torná-los cidadãos modificadores desta situação.

Outro intuito dos programas é aproximar as crianças e os jovens da polícia e mostrá-los que podem confiar nos órgãos de segurança como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Irrefutável é a importância dos projetos, principalmente fundamentada em seus objetivos principais que é educar preventivamente o adulto de amanhã, visando à diminuição acidentes, principalmente domésticos, causados por fatores adversos, os quais, de certo modo podem ser evitados se determinadas atitudes preventivas forem tomadas, além de contribuir com a educação e formação ética, moral e social deste público alvo, que convivendo dentro de um ambiente onde prevalece a hierarquia e disciplina, o respeito e a camaradagem e outros valores importantes para a formação de qualquer pessoa, usufrui desta convivência para seu próprio bem.

Outrossim, cumpre ressaltar a importância da implantação dos programas sugeridos, na Rede Municipal de Ensino, nos moldes já desenvolvidos com o PROERD bem como os inúmeros sucessos alcançados em municípios pioneiros na execução de importantes ações sociais na mesma linha.


Imbituba, 10 de setembro de 2007.


DORLIN NUNES JUNIOR
Vereador do PSDB

Nenhum comentário: