domingo, 12 de julho de 2009

Programa Câmara Mirim, projeto de autoria do Ver. Dorlin Nunes é lançado em Imbituba.



Os 95 candidatos e candidatas a uma das 15 vagas de Vereador(a) Mirim em Imbituba já estão em campanha desde segunda-feira (29) nas escolas municipais, estaduais e particulares que participam do Programa Vereador Mirim - Legislativo na Escola. Eles têm até o dia 6 de novembro, véspera da eleição, para conquistarem os votos dos eleitores.
Ao todo 15 escolas elegerão cada uma, um(a) representante. Os eleitores de uma escola votam nos candidatos da própria unidade escolar. Estão aptos a votar os alunos e alunas de 5ª a 8ª séries regularmente matriculados e freqüentando as aulas. Entre os candidatos estão apenas alunos(as) de 5ª a 7ª séries, isso porque o mandato será no ano posterior ao da eleição, e o programa é exclusivamente para alunos do ensino fundamental.
O lançamento do Programa Vereador Mirim - Legislativo na Escola aconteceu na última sexta-feira (26), em cerimônia prestigiada pelo prefeito José Roberto Martins (PSDB), vereadores Christiano Lopes de Oliveira (DEM), José Altair Laureano (PPS), José Carlos Angioletti (PSDB), Mário César de Souza (PMDB) e pelo presidente da Câmara, vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB), que é o autor do projeto que criou o programa. “Um dos principais objetivos é contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade”, ressaltou Dorlin.
Marcaram presença ainda o prefeito mirim de Imbituba, Vitor Pacheco Santos, o presidente da subseção de Imbituba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César de Oliveira, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Flávio Maurício, o presidente da Associação Empresarial de Imbituba, Pedro Kuzniecow, além de pais, diretores das escolas e a imprensa local.
O lançamento serviu para apresentação dos candidatos e candidatas, e a entrega do material de campanha (cartazes e santinhos). O prefeito José Roberto Martins elogiou a iniciativa da Câmara de Imbituba, especialmente o empenho do vereador-presidente Dorlin. “Este projeto leva a estes estudantes, que são o futuro de Imbituba, a cidadania, consciência política e a visão de quanto a política é importante em nossas vidas. É através da política que as principais transformações ocorrem na sociedade”, disse o prefeito. “Temos que ensinar as novas gerações que política é pra gente séria”, completou Beto Martins.
O número máximo de candidatos por escola foi definido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), proporcionalmente ao número de aluno-eleitor da escola. As eleições, realizadas pelo TRE, serão com urnas eletrônicas e acontecerão no dia 7 de novembro nas 15 escolas, e a apuração dos votos no mesmo dia, a partir das 18h, no Ginásio de Esportes Olivar Francisco, no Centro. A diplomação e posse dos eleitos acontecerão no dia 14 de novembro, a partir das 19h, em sessão solene da Câmara de Imbituba no salão nobre do Imbituba Atlético Clube.

Nenhum comentário: