segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pronunciamento Dia do Hospital


Uso a tribuna no dia de hoje para fazer referência ao dia do Hospital.
Mais precisamente ao Hospital São Camilo.

O Hospital São Camilo, é o único hospital em nosso município.
O Hospital “São Camilo”, em Imbituba – SC, nasceu da iniciativa do Padre Itamar Luiz da Costa em 08/12/1962, mas foi doado para as Irmãs Beneditinas ainda em dezembro de 1977. Esta instituição filantrópica, sob a forma de associação beneficente, cresceu de tal modo que hoje é um hospital de médio porte, com 93 leitos, constituindo-se numa referência para a população imbitubense e cidades vizinhas, como Garopaba, Paulo Lopes, Laguna e Imaruí.
Anualmente, são atendidas em média 20.500 pessoas, sendo 90% pelo Sistema Único de Sáude. Num período ininterrupto de 24 horas, o Hospital São Camilo presta serviço a todas essas pessoas sem distinção de qualquer natureza, que vêm em busca de atendimento, seja a nível de ambulatório, emergência ou internação nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Pneumologia, Cardiologia, Urologia, Gastroenteorologia, Cirurgia de pescoço e cabeça, além de outros serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, como Eletrocardiograma, Cistoscopia, Laboratórios, Endoscopia, Radiologia e ultra-sonografia e Agência Transfusional.
O corpo hospitalar formado pelas Irmãs Beneditinas, médicos, auxiliares administrativos, profissionais de enfermagem e serviço de apoio, procura oferecer uma assistência médico-hospitalar eficiente e eficaz, a fim de proporcionar aos pacientes um ambiente sadio e agradável que facilite o restabelecimento da saúde. Não tenham dúvidas, que administrar um Hospital trata-se de uma das piores missões nessa terra.
Todos que procuram um Hospital, com raríssima exceção, não é para livrar-se de um grande infortúnio.
Quando chegamos lá, e isso a qualquer hora do dia a porta do Hospital está aberta para nos atender, não tem sábado, domingo ou feriado.
A Legislação de saúde pública, mas principalmente a constituição de 1988, a lei complementar de n. 8080/90, definiu priorizar os investimentos na prevenção, que julgo seja o caminho para sairmos desse estado deplorável da saúde nacional. Porém, não podia haver tamanho descaso com a Saúde Hospitalar.
Pergunta-se: como o Hospital sobreviveu até hoje, não sei responder.
Porém, sabemos que sem o esforço de todos os envolvidos com o Hospital, sejam eles: médicos, trabalhadores, sociedade em geral, etc, não teríamos mais esse grande Hospital em nossa cidade.
Diz a nossa Constituição: Saúde direito de todos e dever do estado, isso somente na teoria, pois na prática, saúde dever de todos e direito de poucos.
Podemos dizer sim que a saúde é responsabilidade de todos, na prática, pois que se não fosse os esforços de toda a sociedade jamais teríamos conseguido manter as portas do Hospital São Camilo de portas abertas.
É muito fácil chegar à conclusão, que o Hospital São Camilo é estratégico para toda região sul.
Com capacidade instalada para absorver toda a demanda de nossa micro-região e até mesmo pacientes advindos de outras, permite soluções adequadas para situações urgentes, ajudando a desafogar os já estagnados centros hospitalares de nossa capital – Florianópolis.
Para isso contamos com um corpo clínico fantástico, que unido a sua estrutura e localização, pode e deve ser olhado como uma solução de fácil execução. Basta com isso, buscarmos especialidade que permita resolubilidade dos principais casos de caráter urgente, como traumatologia e cirurgia geral.
Sabemos dos passos largos que estão sendo dados nessa direção.
Porém, enquanto não isso não se concretiza, devemos continuar, todos, a ajudar o nosso Grande e Querido Hospital.
Muito embora, o atual governo municipal tenha sido parceiro da maior grandeza e também o Governo do Estado, a situação de nosso Hospital requer a colaboração e apoio de todos.
Inclusive é necessário que toda estrutura de saúde de nossa cidade, como PSF’S, FARMÁCIAS, CLÍNICAS e demais instituições, funcionem da melhor forma possível, evitando assim que o Hospital tenha que ir além da sua gigantesca função.
Queremos parabenizar a Administração do Hospital São Camilo, pela iniciativa de constituir um Conselho Administrativo, formado por entidades sólidas de nosso município, que de forma voluntária, buscará somar-se aos demais a fim de que tenhamos um Hospital forte e de qualidade.
Parabéns a Administração, Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, e a todos trabalhadores pelo belo trabalho realizado em nosso Hospital São Camilo.
Parabéns a toda população pelo exemplo de dedicação ao Nosso Hospital.
Que tenhamos mais o que comemorar nos próximos anos.

Nenhum comentário: