segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tarifa de esgoto causa reclamações na CASAN

A cobrança da tarifa de esgoto está causando confusão na cabeça das pessoas, que estão questionando como pode ser cobrada a mesma quantia em relação à água e que tipo de cálculo é feito para que essa porcentagem alcance o valor de 100%. Jackson Luiz Luciano, atendente comercial da CASAN, acha que a cobrança (porcentagem) não está de acordo, mas como é uma lei do saneamento nacional, no momento não há nada que possamos fazer. “As pessoas vem reclamar, não aceitam a cobrança e dizem que vão procurar seus direitos, isso acontece porque as elas ainda não estão acostumadas, afinal é preciso tratar o esgoto e isso tem um custo”, afirma Jackson.



As reclamações já fizeram até o responsável do PROCON ir a CASAN para discutir o assunto, mas como os valores estão vinculados ao contrato entre a PMI e a CASAN, nada ainda pode ser feito. Em relação à taxa de 100%, o que a CASAN alega é que toda a água vai para o esgoto, e que não é verdade, vez que a água que se molha as plantas não vai, que lavamos o carro e as calçadas, sendo que na própria caixa d’água a uma evaporação do líquido. Desta forma, alguma medida tem que ser tomada.

No município o Vereador Dorlin Nunes requereu ao Poder Executivo que realize estudos, através da SEDURH e da CASAN, para a possibilidade da redução desse percentual cobrado. O intuito é que se possa fazer um estudo para que a cobrança seja coerente e fundamentada, já que algumas concessionárias de tratamento de esgoto cobram tarifas diferenciadas sobre o consumo de água tratada e essa redução pode variar em até 20%.

É importante frisar que o Vereador Dorlin está preocupado com as pessoas menos favorecidas, e que para estas caso não haja uma redução, sejam beneficiadas pela tarifa social, sendo feito um levantamento sócio-econômico e ainda uma busca no próprio cadastro da CASAN.

Outro ponto que é importante salientar é que a obra ainda não foi entregue a comunidade, e que seria ilegal cobrar pelos serviços ainda não prestados, no caso, o tratamento de esgoto.

O intuito do vereador Dorlin é dar condições para que os menos favorecidos possam ter esse benefício da redução pela tarifa social, de forma a honrar seus compromissos de forma plena. Acesse o http://dorlinnunes.blogspot.com e confira todos os requerimentos e indicações do vereador envolvendo esses assuntos.
Fonte: Jornal O Popular Catarinense

Nenhum comentário: