quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Saúde, Educação e Meio-ambiente: projetos sociais incluídos no orçamento de 2010.

Na 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida na última segunda-feira (23) que tinha na pauta unicamente a votação do projeto 3.812/09 - Lei Orçamentária Anual de 2010, o vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB), líder do Governo, apresentou emendas ao orçamento para aplicação de projetos sociais na área da educação, saúde e meio-ambiente.

Segundo Dorlin, “precisamos desenvolver projetos sociais, pois o trabalho de conscientização e educação é essencial para que possamos investir nas crianças e adolescentes e cuidar do meio ambiente de nossa cidade.” As emendas apresentadas no projeto foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores. O vereador autor das emendas ainda destacou que “os projetos apresentados nas emendas já foram incluídos no Plano Pluri-Anual do quadriênio. Agora, precisamos do apoio do Poder Executivo para implantação de todos os projetos, pois acreditamos que é investindo nas crianças e nos adolescentes, dando-lhes melhores condições de vida, com saúde, educação e cultura, que teremos um futuro melhor, finalizou Dorlin.

Conheça as emendas e o que os projetos objetivam:

Educação e Saúde

- Cidade Mirim – Visa a construção de uma cidade mirim representada pelos três poderes, órgãos públicos (posto de saúde, biblioteca, escola, etc..), além de banco, museu, lojas, e supermercados, A criação deste projeto proporcionará as crianças no contato real e prático com os problemas que acontecem em um município, onde as próprias crianças buscarão soluções para esse conflito.

- Reciclando Lixo, Preservando Vidas – Projeto iniciado através da Câmara Mirim, no ano de 2008. O projeto objetiva uma campanha de conscientização e ações educativas com os alunos da rede municipal de ensino, com referência à importância da seleção e reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente.

- Saúde na Escola – O projeto busca a criação de uma rede de proteção social através de atendimentos médicos. A intenção é a implantação do programa nas demais escolas municipais, vez que foi implantado um projeto piloto, na escola José Vanderlei Mayer – CAIC, e se obteve ótimos resultados. O atendimento à essas crianças é feito no consultório médico instalado na escola ou no posto de saúde, se este for próximo à unidade escolar. Sendo detectado qualquer problema na saúde da criança, ela é encaminhada a médicos especializados para tratamento. Com isso, proporcionará saúde preventiva e, conseqüentemente, melhores condições de vida à essas crianças.

- Universalizando a Música – Busca desenvolver habilidades musicais junto às crianças do ensino fundamental. O projeto prevê que os próprios alunos que já têm conhecimentos artísticos possam ensinar aqueles que não tem, contando ainda, com a participação de músicos imbitubenses.

- Recuperação Ambiental (Congresso Regional de Sustentabilidade) – Discussão acerca das potencialidades e preservação dos recursos naturais ambientais da região.

Matéria publicada no Jornal O Popular Catarinense, ed. 27/11/09

Nenhum comentário: