segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Gabriel Garcia vai defender o título da categoria 60 a 64 anos da tradicional corrida nas ruas de São Paulo


27 de dezembro de 2009

O jovem sexagenário
Aos 63 anos, seu Gabriel Garcia pode estar parado que já surpreende pela vitalidade. Ela está evidente no corpo esguio, no sorriso e no desejo incessante de superação. O vigor transparece ainda mais quando ele calça o tênis e sai para correr. E não é qualquer corridinha.
O aposentado de Imbituba é capaz de percorrer longas distâncias, tanto que, na próxima quinta-feira, buscará o título da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, pelo segundo ano consecutivo.
O atleta veterano é considerado um fenômeno na categoria 60 a 64 anos. Além de ser o atual campeão da São Silvestre nesta faixa etária, também venceu a Volta da Pampulha e a Meia-Maratona Internacional do Rio, as outras duas principais corridas de rua do país.
Nesta temporada, foram 21 competições por todo o país. Seu Gabriel foi ao pódio em todas, em 20 delas como primeiro colocado.
- O Gabriel tem um vício positivo. Naturalmente, é aficcionado em subir ao pódio – afirma o treinador Paulo Ricardo Sant’Anna.

O dom para o atletismo foi descoberto há 26 anos, quando ele parou de se dedicar ao futebol amador e resolveu correr para não deixar de lado a atividade física.
Virou um maratonista de sucesso: é o atual líder do ranking mundial da categoria desde 2006, quando completou os 42km195m da Maratona Internacional de Porto Alegre em 2h50min46seg.
Na São Silvestre, serão 15km. Até o embarque para São Paulo, na quarta-feira, seu Gabriel dará continuidade aos treinos.
– Corro cerca de 140 quilômetros por semana, de segunda a sábado – conta o atleta.
Aposentado, o ex-arquivista dedica o resto do tempo à família, principalmente aos dois filhos com deficiência. A preocupação com eles é a única coisa capaz de tirar a concentração do maratonista, que a cada viagem já pensa em voltar para casa para colocar mais um troféu em sua extensa coleção.

PAOLA LOEWE _ Diário Catarinense

Nenhum comentário: