terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dorlin indica instalação de Academia de Ginástica na Praça de Vila Santo Antônio


INDICAÇÃO_________2012



DORLIN NUNES JUNIOR, Vereador Municipal do PSDB - no exercício de suas prerrogativas regimentais, apresentar ao Soberano Plenário INDICAÇÃO, ao Sr. Prefeito Municipal José Roberto Martins, para que instale  uma Academia de Ginástica na Praça da Vila Santo Antonio.



JUSTIFICATIVA

Um programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade, mas para idosos, eles se multiplicam. O simples fato de se praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas, aumentando a resistência e força muscular necessárias para realização de tarefas comuns.
De forma geral, a atividade física pode trazer resposta muscular rápida e eficiente. Tanto é verdade que centros especializados reumatologia estão investindo em espaços destinados ao condicionamento físico na terceira idade, onde desenvolvem um programa elaborado sob medida para cada necessidade e oferecem orientação adequada de profissionais da área.
As principais mudanças decorrentes do envelhecimento são aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação e habilidade motora e da aptidão física. Com isso, as pessoas apresentam menos equilíbrio e assim ficam sujeitas a quedas, que constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos.
Outra vantagem importante de se praticar exercícios após os sessenta anos é a elevação da auto-estima e melhora da depressão, problemas freqüentes nesta idade. Os idosos que praticam esportes se sentem mais bonitos, capazes e independentes.
Do ponto de vista psicológico a atividade física pode atuar como um catalisador de relacionamento interpessoal, produzindo agradável sensação de bem estar, estimulando a auto-estima pela superação de pequenos desafios e conseqüentemente diminuindo a depressão.
A comunidade de Vila Santo Antonio, tem grande população que necessita dos aparelhos de ginástica, pois acessível a qualquer idade e à disposição para estimular a pratica de atividades esportivas.

  Sala das Sessões, 27 de outubro de 2012.




Dorlin Nunes Júnior
Vereador 

Nenhum comentário: