quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bombeiros recebem Moção de Congratulações

 Antônio Roz de Souza, Celiano da Silveira, Ronivon Feliciano e aos Soldados Fernando Silvano de Carvalho e Davi de Souza receberam a Moção por ato de bravura.

Na segunda-feira (05), durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Imbituba, foi entregue a Moção de Congratulação número 12/12, de indicação do vereador Dorlin Nunes (PSDB), que homenageou os Bombeiros Militares Antônio Roz de Souza, Celiano da Silveira, Ronivon Feliciano e aos Soldados Fernando Silvano de Carvalho e Davi de Souza por ato de bravura.

De acordo com o vereador Dorlin na manhã de sábado do dia 18/08/2012, por volta das 09:00 horas, a guarnição de serviço foi acionada para o resgate de seis tripulantes que estavam a bordo da embarcação Luiza III, já que a mesma encontrava-se à deriva. Por se tratar de urna ocorrência de grande vulto devido às péssimas condições do mar no dia, o comandante da Segunda Brigada Militar do 8° Batalhão de Bombeiros Militar de Imbituba, Capitão Sandro Martins, foi acionado. Como o capitão encontrava-se na cidade de Braço do Norte, imediatamente solicitou, por telefone, o apoio do 3° Sgt Bm Mat. 918.419-8 Antonio Roz de Souza, que estava em seu dia de folga. O sargento Roz, por telefone, solicitou apoio e deslocou-se para o local. Ao serem solicitados, o Soldado Davi de Souza e o 3° Sgt Ronivon Feliciano, que também se encontravam de folga, prontamente, atenderam o chamado e se deslocaram para o local.

A ocorrência teve início com o Sgt Celiano e Sd Silvano que estavam no quartel de serviço. Os dois bombeiros, assim que acionados, deslocaram-se para a Praia da Vila levando o Jet ski e entraram no mar e, próximo a ilha Santana de Fora, avistaram a embarcação. O Sgt Celiano trouxe para a orla o primeiro tripulante no sleed do Jet ski. O Sd Silvano ficou na embarcação, pois, em virtude das fortes ondas e do vento, a ancora não estava segurando o barco que corria o risco de virar com o demais tripulantes que permaneciam dentro dele. A primeira vítima foi resgatada e deixada na praia. Constatando dificuldades na condução do Jet ski, e a permanência da vítima no sleed durante o resgate, o Sgt Celiano solicitou, para o próximo resgate, o acompanhamento de outro BM e de mais uma âncora para tentar fixar a embarcação que estava sendo arrastada pelo vento e pelas ondas. Neste momento, o SD BM Davi levou consigo uma âncora para apoio na fixação da embarcação.

Assim, solicitaram também o apoio dos rebocadores do porto de Imbituba, onde os responsáveis foram até a 2ª companhia e informaram que o mar não oferecia condições para o deslocamento. Diante do fato, o Sgt Roz fez contato com o Batalhão de Operações Aéreas, onde foi informado que a aeronave encontrava-se em Braço do Norte, e que as condições do mar e do vento não eram favoráveis para o resgate com o apoio da aeronave.

Durante o deslocamento para o resgate do próximo tripulante, devido às fortes ondas, o Sd Davi bateu a face em alguma parte do jet ski ou da âncora, vindo a ter um ferimento na parte interna da boca. Após avaliar o ferimento, decidiram continuar o deslocamento até a embarcação, pois as condições do mar pioravam e eles não tinham mais contato visual com o barco, suspeitando que o mesmo já poderia ter afundado. Eles tiveram dificuldades para encontrar a embarcação, pois a mesma estava se movendo. Quando a avistaram, ela já estava próxima a ilha das Araras, foi então colocada a âncora na embarcação e ao resgatar a segunda vítima, o Jet ski começou a falhar e parou em virtude de um pedaço de corda que foi sugado pela turbina, ficando a deriva junto com a embarcação. Diante desses fatos, os sargentos Roz e Feliciano decidiram entrar com o bote inflável “mar grosso” pela praia do Porto, deparando-se logo ao sair da área abrigada do porto, com vagalhões (grandes ondas que se formam em alto mar). Durante o deslocamento, entraram em contato com a Santos Brasil, responsável pela draga “Orwell’ uma embarcação de bandeira Belga que mede aproximadamente 70 metros de comprimento, que estava fazendo trabalhos de dragagem nas proximidades do porto para prestar auxílio no resgate.

Depois de aproximadamente duas horas, o Sgt Feliciano e Sgt Roz encontraram as embarcações a deriva, pois a âncora reserva não foi suficiente para segurá-las, e já estavam próximas ao costão de Itapirubá. Com muita dificuldade, o bote rebocou as embarcações até encontrarem a draga “Orwell”. Assim, as vítimas foram transferidas para a draga e o Sgt Feliciano e Sgt Celiano conduziram as embarcações até o porto de Imbituba.

A ocorrência encerrou por volta das 19:00 horas com todas as vítimas salvas, e o Sd Davi encaminhado até o hospital São Camilo de Imbituba para tratamento do ferimento na boca, sendo que o mesmo sofreu um corte levando 03 (três) pontos.

Diante do fato o vereador Dorlin Nunes (PSDB), apresentou a Moção para Congratular os Bombeiros Militares. “ É indiscutível a coragem, audácia, e determinação que os levaram, mesmo diante dos obstáculos que as condições do mar e dos fortes ventos ofereciam, e que colocavam em risco suas próprias vidas, a lograrem êxito na ação, salvando 6 (seis) preciosas vidas.” encerra Dorlin

Fonte: Assessoria de Imprensa CMI
Posted by Picasa

Nenhum comentário: