terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dorlin Nunes Júnior indica a criação de um Jornal Escolar


INDICAÇÃO N.º / 2009


DORLIN NUNES JÚNIOR, vereador do PSDB, com assento nesta Casa Legislativa, vem na forma regimental à presença de Vossa Excelência, após ouvir o soberano plenário, INDICAR ao Prefeito Municipal de Imbituba, Senhor José Roberto Martins, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, organizem a criação de um jornal escolar, para que os alunos troquem idéias e informações.

Justificativas:
Nobres Vereadores,
Senhor Prefeito,


Várias experiências pedagógicas têm demonstrado que com a produção do jornal escolar como recurso para mobilizar uma série de ações visando à promoção, no aluno, da consciência crítica dos usos da linguagem no mundo e da sua formação enquanto ser participativo e agente em questões que lhe dizem respeito dentro e fora da escola, proporciona a garantia da livre expressão e conseqüentemente do exercício da cidadania.
Ao promover a função social da escrita, a produção do jornal escolar contribui com os processos de ensino-aprendizagem que a escola conduz, sobretudo com o letramento do aluno, além da integração entre as unidades escolares que são espalhadas pelo Município.
Abaixo sugerimos detalhadamente, o desenvolvimento do projeto pedagógico da criação de um jornal, que poderá servir de norte aos educadores municipais, que poderão enriquecer o mesmo com seus conhecimentos e adequando-o a nossa realidade, se for o caso.
Assim, solicita-se aos Nobres Vereadores, a HOMOLOGAÇAO da presente Indicação, para que mais essa ação educativa seja desenvolvida nas escolas publicas municipais.


Sala das sessões, 03 de agosto de 2009.


Dorlin Nunes Júnior
VEREADOR


Jornal da escola. Tudo de bom!
A Escola Municipal Professor José Sobreira de Amorim, de Fortaleza, CE, criou o Jornal do Futuro. Está sendo uma forma de trazer a realidade cotidiana dos alunos para o currículo escolar. Os resultados são alentadores. O Jornal do Futuro visa a superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.
Todos os alunos que produzem querem ver seus textos no jornal. Infelizmente, isso não é possível num jornal que dispõe de apenas quatro páginas. Temos que fazer uma seleção cujos critérios adotados, entre outros, são: diversidade de tipos e gêneros textuais, priorização dos aspectos textuais (coesão e coerência); não discriminação de textos devido a erros gramaticais ou ortográficos, uma vez que os alunos ainda estão no período de aprendizado das convenções sociais da língua. O texto selecionado passa pela revisão do aluno juntamente com o professor de sala. Vale enfatizar que as matérias que não entram no jornal do bimestre por não terem sido selecionadas, são expostas num jornal mural no pátio da escola.
Outra forma de motivá-los é expondo em local visível da escola a nova edição e, em um quadro de honras, os nomes dos escritores e desenhistas que colaboraram para a produção daquela edição.
O Jornal do Futuro é trabalhado em todas as turmas, do pré-escolar até a nona série, de acordo com os objetivos enumerados no planejamento do professor. Quando o exemplar chega às salas de aula, são realizadas atividades diversificadas, que vão desde a leitura das imagens à produção de cartas do leitor e artigos de opinião.
Resultados Para os professores, esse é um projeto muito positivo que tem dado bons frutos à escola, pois oportuniza desenvolver um trabalho a partir das próprias idéias dos alunos, aproximando-os da leitura e da escrita. Outro grande diferencial é a diversificação na metodologia de trabalho em sala de aula devido à diversidade de textos que são explorados, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. E talvez o mais importante: os alunos estão mais interessados e receptivos ao trabalho com o jornal.. Para eles, o jornal é tudo de bom. Para alguns, o mais interessante são os textos de sua autoria e os escritos pelos colegas de sala; para outros, as atividades não cansam e são prazerosas, especialmente os desafios, cruzadinhas, caça-palavras, piadas, adivinhações, jogo dos sete erros, pinturas e charadas.
Como criar um jornal escolar
A partir de nossa experiência, sugerimos alguns passos que achamos importantes para o sucesso na criação e manutenção de um jornal: 1) sensibilizar professores e alunos; 2) escolher um coordenador; 3) envolver toda a comunidade escolar na escolha do nome do jornal; 4) buscar apoio para sua publicação junto a organizações não-governamentais ou a Secretaria de Educação do seu estado ou município; 5) caso não haja apoio extra-escolar, buscar apoio dentro da escola, junto ao conselho escolar, pais, alunos e grêmio estudantil; 6) incentivar a produção de tipos e gêneros textuais diferentes; 7) estabelecer prazos para a produção e entrega das matérias à coordenação do jornal.
Sugestões de atividades com o jornal escolar
• Apresentar vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e diferenças na diagramação, primeira página, manchetes, leads e temáticas abordadas;
• Promover a comparação dos jornais locais com o jornal escolar;• Solicitar a identificação dos principais elementos de uma notícia: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?• Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno, solicitando-lhe que concorde ou discorde de um texto ou notícia através de argumentos convincentes;• Pedir que estabeleçam a distinção entre fato e opinião;• Solicitar a enumeração das temáticas abordadas;• Explicitar os tipos de texto e os gêneros textuais presentes no jornal escolar;• Incentivar a produção de cartas do leitor ou artigos de opinião sobre um problema da comunidade escolar ou do entorno da escola para publicação em um jornal local.

Nenhum comentário: