terça-feira, 18 de agosto de 2009

Política, Saúde e Emenda Constitucional 29


O vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB) também usou o grande expediente para falar sobre a saúde. Mas a questão maior envolvia a Emenda Constitucional 29, que deve gerar 12 bilhões de reais para a saúde e evitar um apagão. “Imbituba está em um cruzada para salvar o hospital são Camilo. Nós temos poderes para pressionar que tomem uma decisão, pois já foi aprovado pelo senado, agora está na câmara dos deputados. Mas o governo federal está fazendo um lobby para aprovar desde que seja criado mais um imposto”, fala Dorlin.
A verba seria um auxílio para a entidade que corre sério risco de fechar as portas. Em reunião na prefeitura de Imbituba, na última semana, o levantamento do hospital prevê um déficit de R$ 300 mil no fim do ano. “Apesar do piso estipulado por lei em 15% da arrecadação municipal, Imbituba gasta 21%. O governo do Estado também é um grande parceiro da cidade, através do secretário Dado Cherem. Mas mesmo assim corremos o risco de ver o hospital de portas fechadas e precisamos nos mobilizar”, destaca.
“O hospital tem uma grande estrutura e um grande corpo clínico e precisa ser olhado como um hospital estratégico da região. Estamos conseguindo uma unidade de pronto atendimento para que venham mais verbas e o porto está conseguindo dois contêineres para um bazar”, lembra Dorlin.

Nenhum comentário: