sábado, 16 de janeiro de 2010

CASAN não cobrará tarifa da rede de esgoto até março


Devido as reclamações dos moradores do Paes Leme, primeiro bairro do Município a receber a estação de tratamento de esgoto (ETE), quanto a cobrança da tarifa, o Poder Executivo e Legislativo de Imbituba, juntamente com alguns representantes do bairro, reuniram-se esta semana com o Diretor da Superintendência Regional Sul da CASAN, Oderi Gomes, para buscar soluções.


Numa reunião bastante transparente, conduzida pelo Prefeito Beto Martins que, juntamente com os vereadores Christiano Lopes, Presidente da Câmara; Dorlin Nunes Junior e Luiz Antônio Dutra, explanaram a insatisfação da sociedade com algumas situações na atuação da CASAN em Imbituba.

Sobre a tarifa, Prefeito e vereadores enfatizaram que entendem que a cobrança é legítima, todavia, destacaram que a CASAN deveria primeiro ter preparado a população e explicado os benefícios para a saúde do cidadão e o quanto é importante ter rede de tratamento de esgoto num Município que quer crescer também no turismo. “Faltou comunicação, por isso, pedimos para que um prazo seja dado a estas pessoas”, solicitaram.

O Superintendente da CASAN garantiu que a cobrança será suspensa até março e o que já foi pago pelos moradores, referente à rede de esgoto, será descontado nas próximas faturas. Segundo Oderi, também em março, deverá ser iniciada as obras da rede de tratamento de esgoto dos bairros de Vila Nova Alvorada e Vila Alvorada que além de levar mais saúde a população irá resolver os problemas da Praia do Porto.

Segundo o vereador Dorlin Nunes Júnior, uma nova reunião será realizada para que se tenha retorno de tudo que foi levantado no encontro que tem como objetivo final buscar maior eficácia na prestação de serviço da CASAN em Imbituba.

Participaram também da reunião o Gerente da Casan, Nazareno Adelino, o Secretário de Infraestrutura, Jaison Cardoso, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ramiris Ferreira e equipe.

Saiba mais sobre a Rede de tratamento de Esgoto

A água que utilizamos em nosso dia-a-dia depois de eliminada passa a ser chamada de esgoto.
Se não receber tratamento adequado, o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio de transmissão de doenças. Seja pelo contato direto ou através de ratos, baratas e moscas. Ele pode ainda poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal.
Através da rede coletora pública, o esgoto sai das residências e chega à estação de tratamento, denominada ETE. Uma vez instalada a rede coletora e implantado o sistema de tratamento , é a vez de os usuários fazerem a sua parte. É preciso que cada morador peça a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental.

Fonte: Cintia Miranda, Assessoria de Imprensa da PMI

Nenhum comentário: