A Câmara Municipal de Vereadores teve nesta segunda-feira (21), a 3ª Sessão Ordinária, da 3ª Sessão Legislativa, comandada pelo presidente Rogberto de Farias Pires e mesa diretora.
Logo após, o presidente da Câmara abriu a tribuna para uso dos representantes da Casan em atendimento aos Requerimentos nos 77/09 e 01/11, de autoria do Vereador Dorlin Nunes Júnior, compareceram à Câmara de Vereadores para relatarem sobre o atual estágio da obra de tratamento de esgoto e sobre as questões relativas aos problemas de saneamento básico do Paes Leme, bem como sobre o Projeto de Execução do Esgotamento Sanitário de Vila Alvorada.
O primeiro a fazer uso da Tribuna foi o Gerente de Projetos Evandro Martins. O engenheiro apresentou o porque da paralisação da execução do Projeto de Saneamento do Paes Leme e do bairro Vila Nova Alvorada, o motivo seria a licença da FATMA que ainda não liberada. Os representantes da Casan pediram ajuda aos vereadores para conseguir mais agilidade nesta liberação.
Na mesma ocasião ainda foram apresentados próximos projetos que já estão sendo viabilizados pela Casan para o município. Segundo Evandro serão investidos em Imbituba cerca de R$ 65 milhões de reais.
Após a explicação do gerente de projetos, o vereador Dorlin Nunes Júnior relembra que foi pedido a apresentações de explicações sobre o contrato atual, sobre as questões que andam acontecendo no Paes Leme, como a volta de esgoto pelo ralo e as taxas de 100% que estão sendo cobradas.
O Agente regional da Casan, Nazareno Adelino de Souza, fez uso da Tribuna, explicando que a taxa de esgoto não é cobrada de pessoas carentes, chamando- se “tarifa social”. Questionado qual o critério utilizado para seleção destas pessoas, Nazareno explicou, que para ser considerada uma família carente, estes não podem possuir carro, nem moto, telefone, ter renda menor ou igual a dois salários mínimos, entre outras questões.
Além disso, Nazareno explicou quanto a Casan arrecada no município por mês. “Arrecadamos cerca de R$ 700,00 mil reais por mês”.
Vilmar Bonetti, Superintendente da Região Sul e o Rodrigo Moure, Gerente comercial, também explicaram a situação do município. Vilmar se comprometeu a fazer um relatoria e repassar ao presidente da Casan, para que os problemas que estão acontecendo na região sejam resolvidos brevemente.
Foi proposto pelo Vereador Dorlin que se fizesse uma reunião com a presença do prefeito Beto Martins e demais autoridades, para mais esclarecimentos.
Os outros vereadores Elísio Sgrott, Luiz Cláudio, Luiz Dutra, Thiago Machado, Zeli Pires, Christiano Lopes e Valmira Sebolt, também se manifestam pedindo mais explicações da Casan e questionando explicações apresentadas.