sexta-feira, 15 de abril de 2011

Câmara Mirim inicia nova legislatura com eleição de 15 vereadores mirins.

Em mais um ato de aprendizado sobre a democracia e a cidadania, os alunos de 5ª a 8ª série de toda a rede de ensino de Imbituba (estadual, municipal e particular), foram as urnas nesta quarta-feira, 13 de abril, para escolherem seus representantes para a Câmara de Vereadores Mirim de Imbituba. Ao todo, 2 mil alunos votaram em suas escolas para escolherem seu representante para as 15 vagas.

Cada escola escolhia um representante e os alunos só podiam votar no candidato de sua escola. A votação seguiu todos os moldes de uma eleição oficial, com urna eletrônica, cabine e os candidatos também receberam santinhos para suas campanhas, tudo com o apoio do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

“Essa ação é um ato de cidadania e um grande aprendizado para todos”, ressalta o vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB), autor do projeto em Imbituba.
Segundo Dorlin, nestes 4 anos do projeto, mais de 60 vereadores mirins foram eleitos pelo voto direto dos alunos das escolas o que é motivo de satisfação para o vereador.

Para o presidente da câmara, vereador Rogberto de Farias Pires, o Rogue da Estiva (PPS), o pleito revela o interesse e a vontade dos alunos em participar da política, tanto que neste ano uma vereadora foi reeleita. “Os jovens estão aprendendo mais sobre a política, o poder legislativo e executivo e isso com certeza vai refletir mais a frente com políticos mais preparados e também cidadão mais preparados na hora de votar”, frisa Rogue.

Após escolhidos os novos representantes, os jovens passam por um curso preparatório de três dias, onde estudam e simulam o trabalho nas sessões (que acontecem a cada 15 dias em períodos alternados).

A primeira sessão desta quarta legislatura acontece no dia 4 de maio, onde será realizada a escolha da nova mesa diretora.

A votação completa e os eleitos você confere no endereço abaixo: http://cmi.sc.gov.br/mirim/Arquivos/Candidatos_Eleitos.pdf

Nenhum comentário: