terça-feira, 26 de abril de 2011

Dorlin requer que os medicamentos de uso contínuo, recebidos via judicial, sejam entregues na cidade de Imbituba.

Excelentíssimo Senhor

REQUERIMENTO nº 07/2011

“Seja oficiado ao Excelentíssimo Senhor Governador Raimundo Colombo; ao Senhor Secretário de Saúde Dalmo Claro de Oliveira, ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Imbituba, José Roberto Martins e ao Excelentíssimo Senhor Gelson Luis Merísio, solicitando medidas para que os medicamentos de uso contínuo, recebidos via judicial, sejam entregues na cidade de Imbituba.”


DORLIN NUNES JUNIOR (PSDB), vereador do município de Imbituba, com assento nesta Casa Legislativa, vem, no exercício de suas prerrogativas, à presença de Vossa Excelência, nos termos do artigo 117 do Regimento Interno da Câmara Municipal, após ouvir o soberano plenário, REQUERER seja oficiado ao Excelentíssimo Senhor Governador Raimundo Colombo; ao Senhor Secretário de Saúde Dalmo Claro de Oliveira, ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Imbituba, José Roberto Martins e ao Excelentíssimo Senhor Gelson Luis Merísio, solicitando medidas para que os medicamentos de uso contínuo, recebidos via judicial, sejam entregues em na cidade de Imbituba.

Exposição de Motivos

Nobres Vereadores e Senhor Responsável,

O Estado de Santa Catarina é réu em diversas ações de medicamentos de uso contínuo, que são entregues na Secretaria Regional de Tubarão, ou seja, a 50 km de distância de Imbituba, causando aos pacientes e familiares transtornos e custos vultosos em sendo considerado as dificuldades financeiras e de locomoção.

São mais de cem pessoas que, mensalmente, devem se deslocar até Tubarão para obtenção de um direito garantido pela Justiça, correndo risco de sofrer acidentes ao longo da BR 101.

Para que se possa colocar em prática a presente sugestão, acreditamos haver a necessidade de apenas um procedimento administrativo para que possa a farmácia da prefeitura fazer a entrega.

Alertamos ainda, que no estado de Santa Catarina deva haver situações similares e que poderiam ser beneficiados com esta simples medida.

Diante do exposto, solicita-se aos Nobres Vereadores, a APROVAÇÃO do presente Requerimento, para que seja encaminhado o presente expediente.
Sala das sessões, 25 de abril de 2011


DORLIN NUNES JUNIOR

VEREADOR PROPOSITOR


terça-feira, 19 de abril de 2011

Dorlin requer informações sobre o passivo ambiental de Imbituba

Excelentíssimo Senhor


VEREADOR ROGBERTO DE FARIAS PIRES

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Município de Imbituba/SC

REQUERIMENTO DE URGENCIA N.º _________________



“Requer seja feito levantamento do passivo ambiental do Município de Imbituba, bem como dos riachos ou rios que sofreram modificação no seu curso d’água.”



DORLIN NUNES JUNIOR (PSDB), vereador do município de Imbituba, com assento nesta Casa Legislativa, vem, no exercício de suas prerrogativas, à presença de Vossa Excelência, nos termos do artigo 117 do Regimento Interno da Câmara Municipal, após ouvir o soberano plenário, REQUERER seja feito levantamento do passivo ambiental da cidade de Imbituba, bem como de forma urgente os de riachos ou rios, que sofreram modificação no seu curso d’água.



Exposição de Motivos

Nobres Vereadores e Senhor Responsável,

Desde a época da ICC, instalada no centro da cidade, até os dias atuais, nao se tem um levantamento do que realmente temos de passivo ambiental para ser recuperado.

Outrossim, sabe-se que alguns riachos ou rios tiveram seus cursos naturais alterados sendo necessário que se conheça quais foram modificados para possíveis correções , de modo a não causar maiores impactos ao meio ambiente.

Diante do exposto, solicita-se aos Nobres Vereadores, a APROVAÇÃO do presente Requerimento, para que seja encaminhado o presente expediente, e prestadas as informações acima indicadas.

Sala das sessões, 18 de abril de 2011

DORLIN NUNES JUNIOR

VEREADOR PROPOSITOR



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Câmara Mirim inicia nova legislatura com eleição de 15 vereadores mirins.

Em mais um ato de aprendizado sobre a democracia e a cidadania, os alunos de 5ª a 8ª série de toda a rede de ensino de Imbituba (estadual, municipal e particular), foram as urnas nesta quarta-feira, 13 de abril, para escolherem seus representantes para a Câmara de Vereadores Mirim de Imbituba. Ao todo, 2 mil alunos votaram em suas escolas para escolherem seu representante para as 15 vagas.

Cada escola escolhia um representante e os alunos só podiam votar no candidato de sua escola. A votação seguiu todos os moldes de uma eleição oficial, com urna eletrônica, cabine e os candidatos também receberam santinhos para suas campanhas, tudo com o apoio do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

“Essa ação é um ato de cidadania e um grande aprendizado para todos”, ressalta o vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB), autor do projeto em Imbituba.
Segundo Dorlin, nestes 4 anos do projeto, mais de 60 vereadores mirins foram eleitos pelo voto direto dos alunos das escolas o que é motivo de satisfação para o vereador.

Para o presidente da câmara, vereador Rogberto de Farias Pires, o Rogue da Estiva (PPS), o pleito revela o interesse e a vontade dos alunos em participar da política, tanto que neste ano uma vereadora foi reeleita. “Os jovens estão aprendendo mais sobre a política, o poder legislativo e executivo e isso com certeza vai refletir mais a frente com políticos mais preparados e também cidadão mais preparados na hora de votar”, frisa Rogue.

Após escolhidos os novos representantes, os jovens passam por um curso preparatório de três dias, onde estudam e simulam o trabalho nas sessões (que acontecem a cada 15 dias em períodos alternados).

A primeira sessão desta quarta legislatura acontece no dia 4 de maio, onde será realizada a escolha da nova mesa diretora.

A votação completa e os eleitos você confere no endereço abaixo: http://cmi.sc.gov.br/mirim/Arquivos/Candidatos_Eleitos.pdf

Dorlin expõe o Programa Reciclando Lixo, Preservando Vidas na Conferência sobre sustentabilidade.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na conferência realizada por dois estudantes do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas, Cedup, que aconteceu no último dia 13, quarta-feira, no Imbituba Atlético Clube.

Com o apoio do Porto de Imbituba, os estudantes tinham como objetivo esclarecer a importância da sustentabilidade e da responsabilidade de cada cidadão. Como parte do projeto, os alunos convidaram os futuros profissionais de turismo e hospedagem da escola Eng. Annes Gualberto, além dos agentes comunitários de saúde de Imbituba, para contribuírem e fiscalizarem suas áreas de trabalho a fim de promover o crescimento sustentável do município.

“A sustentabilidade é questão de consciência individual. Não adianta só as empresas e o governo estarem atentos. A sustentabilidade precisa estar no dia a dia de todos. Eventos como este, tornam a sustentabilidade um tema de acesso para todos, disse o estudante e um dos organizadores do evento, Alisson Fernandes.

Tendo como tema principal a sustentabilidade, os palestrantes puderam desenvolver o assunto e abordar de maneira objetiva, práticas sustentáveis que podem começar em casa, como reciclar o lixo.

O projeto Reciclando Lixo, Preservando Vidas foi apresentado pelo vereador Dorlin Nunes Junior, que é autor do mesmo e tem como objetivo despertar nos alunos a consciência sócio-ambiental, cultural e econômica, proporcionando condições para tornar-lhes cidadãos aptos a lidar com os desafios que enfrenta o mundo contemporâneo.


Para o presidente do conselho de autoridade portuária (CAP) de Imbituba, Gilberto Barreto, que foi um dos palestrantes, o evento possibilitou instigar os estudantes a pensar em como será o futuro se nossas práticas não mudarem. “Questionei os alunos sobre a importância da água em nossas vidas e em como será o futuro dos riachos em Imbituba se a nossa consciência não mudar”. disse o engenheiro.

Dorlin finalizou a apresentação dizendo que o trabalho com saúde e educação tem sido seu foco frente ao Legislativo, e que espera que Administração possa implantar o programa na sua totalidade, pois assim estaremos minimizando um pouco os danos que causamos ao meio-ambiente.