sábado, 31 de outubro de 2009

Vereador Dorlin participa de reunião com o Prefeito Beto Martins e Presidente da CASAN


Cobrança de esgoto para por 90 dias

Comemoração é a palavra certa para descrever o resultado do encontro que reuniu a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), prefeitura de Imbituba e associação de moradores do bairro Paes Leme na última terça-feira (27), no escritório da Casan em Florianópolis. Entre muita discussão e protesto por parte dos representantes da empresa, imbitubenses voltaram para casa com os objetivos, em parte, resolvidos. A empresa concedeu o período de três meses sem a cobrança do serviço de esgoto e a lagoa da Bomba finalmente será revitalizada.
Os exatos 100% do que é pago acima do valor cobrado na tarifa de água, tão questionado e debatido por moradores, denominado como "abusivo", será cessado por 90 dias. Nesse período será construída uma câmara técnica com um representante de cada frente envolvida, poder legislativo, executivo, Casan e comunidade, como determinado no convênio nº 158 / 2006. "As faturas com vencimento para dezembro, janeiro e fevereiro de 2010 estarão liberadas da taxa", complementa o presidente da Casan, Walmor Paulo De Luca.

Convênio

"Das 627 ligações realizadas pela Casan no bairro Paes Leme, só 150 estão ligadas", informa o gerente Regional da Casan de Imbituba, Nazareno Adelino de Souza.
Uma das reclamações dos moradores é a exigência do pagamento do tratamento sem a utilização do serviço. "Tem gente que por falta de condições não teve como fazer a ligação e mesmo assim têm que pagar, outros não participam porque muitas casas são construídas a baixo do nível da rua", exalta o aposentado Vamilso de Souza.
Mas Walmor contesta: "De nada adianta poucos ligarem o sistema, pois os problemas continuaram os mesmos e o pior, o morador acaba prejudicando o cidadão que paga. Nosso objetivo não é obrigar pessoas a pagar por algo que não executamos, cobramos pelo tratamento do esgoto". Segundo ele, a política da empresa diz que mesmo quem não faz a ligação do esgoto tem que pagar.
A taxa

A política adotada pela Casan cobra R$24,00 de taxa mínima para o serviço prestado para o tratamento do esgoto que equivale a dez metros cúbicos de água. "O serviço de esgoto é algo caro. Em qualquer lugar do mundo é assim, no Brasil a taxa varia de 70% a cima do valor da conta de água no Rio Grande do Sul, para 100%, como é cobrado em São Paulo e Brasília", justifica o presidente da empresa.

Esgoto para todos

Na última terça-feira (27) foi assinada a licitação para a construção da estação da Casan na Vila Alvorada, Divinéia, Aguada e Praia do Porto. De acordo com Walmor, será investido R$2.355 milhões, que irão atender sete mil pessoas. A partir daí, 25% da população de Imbituba terá esgoto tratado.
Os vereadores de Imbituba presentes na reunião, Elizio Sgrott (PP) e Dorlin Nunes Júnior (PSDB) expuseram a questão do cronograma da Casan não está sendo cumprido e um possível futuro incômodo. "Com todos esses problemas, receio que a próxima comunidade a ser atendida se rebele contra o tratamento", observa Dorlin.
A lagoa da Bomba
O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Paes Leme, Evaldo Espezim entregou em mãos um documento a Casan sugerindo um comprometendo com a limpeza da lagoa da Bomba, em troca de um valor mensal.
A proposta não foi muito bem aceita pela Casan, até que o prefeito de Imbituba José Roberto Martins (PSDB) sugeriu: "Apostamos na empresa e a cidade não abre mão do sistema de esgoto. Ele é um avanço saudável e econômico para toda a população. O que a Casan investir para a limpeza da lagoa, será diminuído na porcentagem de esgoto na cidade."
E acrescenta: "temos uma gestão compartilhada, quero que no o Paes Leme defenda a Casan para que toda a população entenda os benefícios de uma cidade com água tratada", reforça o prefeito.
A sugestão foi aceita pela empresa. "Me sensibilizei com a questão da lagoa e aceitamos o trato", finalizou o presidente da Casan.
Espera-se que durante esse tempo de recesso da cobrança da taxa, a população e a Casan consigam ligar as 477 casas que continuam sem o tratamento de esgoto. A saúde pública é um direito de todos, e o esgotamento sanitário diminui o risco de vida e a exposição a contaminações. Para uma qualidade de vida é imprescindível que não a água potável, como também a do esgoto seja tratada, para que lagos, rios e mares permaneçam saudáveis.

Jornal Popular Catarinense

1000 acessos!! Obrigado aos leitores!



Alcançamos  no dia 30 a marca de 1000 acessos no blog. Passaram-se  apenas 03 meses desde que iniciamos aqui esse projeto que busca levar ao conhecimento de amigos, eleitores e colaboradores o trabalho que desenvolvemos frente a Câmara Municipal de Vereadores e na sociedade imbitubense.
Projeto pioneiro e exclusivo na Câmara Municipal a participação dos leitores, principalmente pelo email disponibilizado, já nos proporcionaram iniciativa de proposições e ações de interesse de nossa cidade.
Agradecemos aos leitores que diariamente visitam o blog e que o tornaram, ao longo desse  curto espaço de tempo, um forte elo de ligação com aqueles que sonham por uma cidade cada vez melhor.
Obrigado aos leitores e continuem participando!!

domingo, 25 de outubro de 2009

PSDB E PAVAN CADA VEZ MAIS FORTES NO GOVERNO DE SC



O retorno de Luiz Henrique da Silveira do exterior, previsto para esta segunda-feira, quando reassumirá o governo do Estado, é aguardado com grande expectativa por correligionários, aliados e até adversários políticos.
LHS vai aproveitar a transmissão do cargo para mandar algum recado ao presidente do PMDB, Eduardo Moreira, ou evitará qualquer polemização, marcando o ato pela informalidade?
Duas situações são líquidas e certas: o governador Luiz Henrique não gostou dos movimentos de Moreira na direção do PT, durante sua ausência, nem desistiu do projeto da tríplice aliança, coligação que deseja ver reeditada em 2010.

Papel estratégico
Considerando seu afastamento do governo no dia 5 de janeiro, LHS terá apenas mais 70 dias como governador. Confirmada sua disposição de concorrer ao Senado, renunciando em 2 de abril, quem ganha espaço na tríplice é o vice Leonel Pavan (PSDB), que desempenhará papel estratégico no primeiro semestre do próximo ano.
Para realizar essa travessia sem sobressaltos, LHS terá de contar com a parceria de Pavan. E para se eleger senador com votação retumbante, indispensável para credenciá-lo à presidência do Senado, em 2011, a sintonia com o tucano será indispensável.
LHS e Leonel Pavan estão afinadíssimos para enfrentar a campanha eleitoral, especialmente porque também estão fechados em torno da candidatura presidencial do governador José Serra (SP).

Distância do PT
Não é novidade para ninguém que o governador Luiz Henrique já esteve mais propenso à candidatura ao governo do senador Raimundo Colombo (DEM).
Com essa equação, além de repetir a manobra de 2006, quando Eduardo Moreira completou o mandato, LHS chegaria em Brasília de braços com Casildo Maldaner, primeiro suplente de Colombo.

Dobradinha
A diferença é que Moreira foi buscado em Criciúma para formar dobradinha com Luiz Henrique em 2002, depois de ter sido derrotado na eleição à Prefeitura de Criciúma para o petista Décio Góes. Já Leonel Pavan abriu mão de quatro anos como senador para ser vice de LHS.
Luiz Henrique vai tentar encontrar uma solução capaz de preservar a unidade do PMDB e a boa convivência com Eduardo Moreira. Em conversa a sós com seu ex-vice, LHS vai deixar claro que não dmite a hipótese de nenhuma composição com o PT.

Equação
Luiz Henrique vai tentar uma solução que preservar a unidade do PMDB e a boa convivência com Eduardo Moreira. Em conversa a sós com seu ex-vice, o governador vai deixar claro que não admite a hipótese de nenhuma composição com o PT.
Primeiro, porque não confia nos petistas, que passaram os dois mandatos fazendo oposição na AL.
E também porque descarta uma equação presidencial que não passe pelo governador José Serra.

Renúncia
Uma queda-de-braço para ver quem tem o real controle do PMDB não passa pela cabeça de LHS. Como ele não pretende se sujeitar à liderança de José Sarney (AP) e de Renan Calheiros (AL), agora com Michel Temer (SP), prefere desistir do Senado a se submeter ao acordo com o PT.
Como Temer já disse que não vai impor o acerto nacional aos Estados, LHS poderá reassumir o controle da tríplice aliança (hoje meio à deriva) e a condução no PMDB se provocar fato novo.

A renúncia da renúncia.
Piloto da campanha
Embora contrariado e frustrado, Luiz Henrique abriria mão da candidatura ao Senado e completaria o mandato, pilotando a campanha no exercício do governo. E em condições de influenciar diretamente na chapa majoritária.
Esse desfecho não é o preferencial de LHS, que sabe das boas perspectivas para se eleger senador, mas seria a forma de colocar ordem na casa. Neste caso, LHS bateria o jogo, estabelecendo as regras com a autoridade de quem praticou um gesto de grandeza, em nome de um projeto de poder no Estado, com desdobramentos na eleição à Presidência da República.
Mesmo sem mandato, LHS poderia ser aproveitado no ministério diante do sacrifício para a construção de apenas um palanque em SC, fundamental para evitar o crescimento de Dilma Rousseff.

O papel do governador
Essa drástica operação a ser executada por Luiz Henrique não fulminaria com a sua licença agora em janeiro. Sem as atribuições administrativas, teria quase 90 dias para, em dedicação exclusiva, tentar costurar um acordo capaz de não inviabilizar a sua renúncia.
Não sendo possível, ao invés de entregar o governo em definitivo a Leonel Pavan , reassumiria em abril.
Só que com força e autoridade para oferecer a palavra final na composição estadual. O PMDB não teria mais como exigir o cabeça de chapa e Eduardo Moreira ficaria sem argumentos para não aceitar o papel de coadjuvante de Raimundo Colombo ou Leonel Pavan.
Alternativas: Colombo de candidato a governador, com Moreira ou o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, de vice. Pavan concorreria ao Senado, em dobradinha com um dos dois peemedebistas; Leonel Pavan ao governo, mas com Raimundo como companheiro de chapa.
Eduardo Moreira e Berger iriam ao Senado; e finalmente escalar um dos dois peemedebistas de vice de Pavan, mas com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, representando o DEM na majoritária.
É possível prever fartura de lances para enriquecer a corrida sucessória. E como se pode ver, o futuro da tríplice aliança e a estratégia da oposição (PT e PP) vão depender do PMDB e dos movimentos de LHS.

Fonte: Jornal A Notícia


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vereador Dorlin Nunes Júnior participa do lançamento do Natal Solidário - PROERD


Foi lançada nesta terça-feira (20) a campanha do Natal Solidário do PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência), uma iniciativa da Polícia Militar com parceria da Prefeitura de Imbituba e da Sociedade dos Amigos das Crianças e dos Adolescentes (SANCRAD).



O lançamento ocorreu na Câmara de Vereadores onde o Comandante da Polícia Militar, Major Evaldo Hoffman e o fundador do PROERD em Imbituba, Cabo José Antônio, falaram da importância do projeto que ajuda milhares de crianças todos os anos.

O Prefeito Beto Martins iniciou seu discurso lamentando a ausência de muitos empresários do Município, todavia, destacou que a Prefeitura vai estar engajada para que o Natal Solidário arrecade o maior número possível de brinquedos e cestas básicas. “Esse é um projeto que não é da Prefeitura, não é de ninguém, trata-se de uma ação social muito importante que deveria contar com a participação de todos”, destacou.

O Presidente do SANCRAD, Edson de Souza, informou que há meta este ano é arrecadar 10 mil brinquedos e 500 cestas básicas.

Para atingir o objetivo serão realizados os seguintes eventos:

Dia 22 de novembro no salão paroquial do centro: Almoço Galeto

A Zimba Trilha que já doou R$ 5 mil, irá realizar no dia 7 de novembro um baile no CTG 13 guapos e irá doar parte da bilheteria.

A empresária e sócia do restaurante Kaza do Filé, Zila Gil juntamente com o Sub-Tenente do Corpo de Bombeiros, Elton Ros, irão realizar uma macarronada onde o lucro será revertido para o Natal Solidário.

A SANCRAD irá realizar uma gincana entre as escolas municipais, estaduais e particulares, onde a que mais arrecadar brinquedos irá ganhar uma televisão já solicitada para CDL e uma bicicleta doada pelo proprietário da Corretora Ruiz, Roel.

O passeio ciclístico que está sendo promovido pelo núcleo da Mulher Empresária (ACIM Mulher) e que acontece neste sábado, também será revertido para a Campanha.

Ainda no evento o Presidente do Clube de Futebol CFZ Imbituba, Roberto Rodrigues, anunciou que no próximo jogo de Imbituba, o lucro do estacionamento será destinado à campanha. Da mesma forma, o representante da empresa Fertisanta na ocasião, fez questão de ressaltar que o proprietário, Pedro Kuzniecow, colocou-se a disposição para colaborar.

O Major Evaldo Hoffman solicitou apoio também da imprensa para que ajude a divulgar a campanha e seja também um ponto de referencia para que as pessoas possam encaminhar suas doações.

Qualquer pessoa deve e pode participar da campanha. A entrega das arrecadações acontece de 21 a 24 de dezembro em todos os bairros de Imbituba.

Participaram também do evento o Presidente da Câmara de Vereadores, Christiano Lopes, o vereador e no ato representante da Companhia Docas de Imbituba, Dorlin Nunes Júnor, a Diretora da SDR de Laguna, Valmira Branco e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Marcos Barcelos.

Fonte: Cintia Miranda

Vereador Dorlin requer pavimentaçao da parte final da Rua Presalino Pires, próximo a ETE

REQUERIMENTO N.º / 2009


DORLIN NUNES JÚNIOR, vereador do PSDB, com assento nesta Casa Legislativa, vem na forma regimental à presença de Vossa Excelência, após ouvir o soberano plenário, REQUERER ao Prefeito Municipal de Imbituba, Senhor José Roberto Martins, que solicite a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbanístico - SEDURB que realize projeto técnico e financeiro para pavimentação da parte final da Rua PRESALINO PIRES, em Paes Leme, região próxima a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN.

Justificativas:

Nobres Vereadores,

Senhor Prefeito,

Os moradores da referida via pública, requerem que seja realizado um projeto técnico para pavimentação com lajotas, tendo em vista que toda a extensão sul da rua já foi pavimentada, e somente cerca de 100 metros ainda carecem da obra pública. Com o escoamento das águas da chuva, há a erosão da areia causando enormes buracos, deixando a via sem condições de trafegabilidade.

Com a construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto a obra se mostra mais necessárias vez que por certo haverá maior fluxo de veículos e pedestre no local.

Há ainda a possibilidade de ser realizadas parcerias com os moradores, que sendo realizando o projeto com a mão-de-obra, podem os moradores viabilizar os materiais.

Assim, solicita-se aos Nobres Vereadores, a APROVAÇÃO do presente Requerimento, para que esta casa legislativa possa ter conhecimento do custo da obra, e oportunamente, incluí-la na Lei Orçamentária Anual – LOA, havendo necessidade.
Sala das sessões, 19 de outubro de 2009.

Dorlin Nunes Júnior

VEREADOR

Dorlin requer melhoramentos em sistema de captaçao de águas

INDICAÇÃO N°
DORLIN NUNES JUNIOR, Vereador Municipal do PSDB - no exercício de suas prerrogativas regimentais, apresentar ao Soberano Plenário INDICAÇÃO, oficiando-se ao Sr. Prefeito Municipal José Roberto Martins e a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura para que sejam efetuados melhoramentos na vala do sistema de captação de águas pluviais localizada próxima a Lagoa da Bomba e da ETE, em Paes Leme.


JUSTIFICATIVA

A vala de captação de águas pluviais é canal de escoamento de águas pluviais e vertentes naturais para a Lagoa da Bomba.


O canal evita que várias residências do bairro Paes Leme sofram alagamentos em épocas de enxurradas. É necessário que naquele local seja realizado melhoramentos, seja colocando tubulações para levar essa água até a Lagoa da Bomba, evitando que o canal torne-se um criadouro de mosquitos e depósito de lixo ou então que a vala seja tapada com tampas de concreto, a exemplo do que foi feito na calha de Vila Alvorada.

É de se frisar ainda que, infelizmente, moradores têm colocado entulhos de construções ao longo da vala, o que pode ocasionar o seu entupimento e a falta de escoamento natural do fluxo de água, precisando assim que seja realizada, com urgência, a limpeza daquele local e tomadas as devidas medidas para a localização daquele que efetuou o deposito daqueles resíduos, cumprindo-se assim o determinado no Código de Posturas de nosso Município.
Sala das Sessões, 19 de outubro de 2009.
Dorlin Nunes Júnior
Vereador

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pacote de obras e subvenções entregue para Imbituba

O Governador do Estado em Exercício, Jorginho Mello, participou nesta segunda-feira (19) em Imbituba, ao lado do Prefeito Beto Martins, de uma solenidade de assinatura de ordem de serviço e entrega de subvenções.


O Prefeito Beto Martins assinou um pacote de obras de quase R$ 1 milhão e fez a entrega de subvenção da primeira parcela referente à decoração natalina 2009 para Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e também subvenção para a manutenção da entidade EBENEZER.

O Governador em Exercício entregou subvenção para oito entidades do Município, entre elas, o Hospital São Camilo no valor de R$ 180 mil. Jorginho Mello, atendendo ao pedido do Prefeito Beto Martins aproveitou a ocasião para assinalar a parceria do Governo do Estado na recuperação asfáltica da Avenida Manoel Florentino Machado, no valor de R$ 775.154,10 que será repassado a partir de janeiro em cinco parcelas.



Confira as assinaturas das ordens de serviço do Município
Rua Antônio Manoel de Oliveira (Vila Nova)
Extensão: 130 metros

Rua Itapoá
Extensão 50 metros

Rua Castro Alves
Extensão: 406 metros

Ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Cidália Soares Menezes, no bairro de Roça Grande.
Área: 57 m2.

Cercar toda área da escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer, no CAIC.
Área: 1000 m2

Manutenção de todas as escolas e centros de educação infantil
Confecção Monumento a Bíblia que será instalado na rótula da Avenida Santa Catarina.

Revitalização da Praça Henrique Lage
Construção de uma pista de skate, bases de concreto para fixar aparelhos de ginástica, pavimentação e ampliação do sistema de iluminação da praça HL.

Subvenções do Estado
Hospital São Camilo
Associação Santa Paulina
Entidade EBENEZER
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imbituba
Associação do Coral Santa Terezinha de Nova Brasília
Associação Botafogo Futebol Clube de Roça Grande
Associação Alvorada Esporte Clube (ALVEC)
Associação Amigos de Imbituba

Fonte: Cintia Miranda

sábado, 17 de outubro de 2009

Jorge Coelho lança o livro Triângulo das Bernunças



Ontem, no Praia Clube, aconteceu o lançamento do livro (Triângulo das Bernunças) do meu amigo, cantor e compositor Jorge Coelho.


A festa foi abrilhantada pela participação dos amigos de Jorge e músicos imbitubenses João Rosa, João Rodrigues e Sueli (The Claytons), Dorlin, Igor, Geo, Ferreira, Tavinho,Bernardo, Franco.
Momento impar na cultura imbitubense para aqueles que admiram boa música e agora, uma boa leitura dos "causos" relatados por Jorge em seu livro.
Valeu a pena! Parabéns ao mestre Jorge Coelho!

Assista a um dos momentos das apresentações no link http://www.youtube.com/watch?v=A-_u9FJ40pc.

O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARAO DEPOIS COM A SOCIEDADE


Com programas sociais e educativos voltados às crianças o Vereador Dorlin Nunes Júnior acredita que o futuro se faz agora.


Desde seu último mandato, o Vereador Dorlin Nunes Junior tem mostrado uma atuação legislativa voltada às crianças, jovens e adolescentes. Autor de três projetos sociais (Câmara de Vereadores Mirins, Saúde na Escola e Reciclando Lixo, Preservando Vidas), o vereador se mostra preocupado com melhores condições de vida das crianças, querendo lhes proporcionar espaços para cuidarem de suas saúdes, espaços para crescerem como pessoas, discutirem, se posicionarem, opinarem enfim, espaços que possam ter garantidos seus direitos como cidadãos.

“Aguardamos a ampliação do Programa Saúde na Escola em outras unidades escolares, e já apresentamos ao Poder Executivo a idéia de criar a Cidade Mirim, que é uma pequena cidade em funcionamento para proporcionar as crianças vivencias reais dos problemas de uma cidade. Também criamos o Programa Inclusão Digital e por falta de espaço físico não foi implantado.

Durante o exercício do mandato, os jovens que são eleitos através de voto direto, campanha eleitoral e apuração de votos (como uma eleição normal) terão uma ótima noção sobre o funcionamento dos Poderes Municipais e as dificuldades enfrentadas pelos administradores públicos. Em pouco tempo perceberão o quão enormes são as necessidades da população e como são escassos os recursos para atender a todas elas.


No programa CAMARA DE VEREADORES MIRINS, os Vereadores Mirins conhecem o cotidiano de uma vida pública, daquelas pessoas que colocam o interesse público acima dos seus e batalham para ver uma cidade cada vez mais bonita e bem cuidada.

PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA

Outra ação de autoria de vereador Dorlin Nunes Júnior que tem foco as crianças e adolescente é o PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, desenvolvido em um Plano Piloto implantado no CAIC, que prevê o atendimento médico, dentro da própria unidade escolar com inspeção geral e encaminhamentos a especialistas, quando for o caso, aos alunos matriculados na rede pública municipal.

O Programa Saúde na Escola teve criado especificamente um programa de informática para atendimento e cadastro destes alunos. “Queremos que nossos alunos tenham condições de viver bem, estudar, brincar a crescer saudáveis. Com o Programa Saúde na Escola há essa possibilidade porque estaremos desenvolvendo um trabalho preventivo, cuidado dos futuros adultos desde a infância.”, disse Dorlin.

PROGRAMA RECICLANDO LIXO, PRESERVANDO VIDAS


O programa “Reciclando Lixo, Preservando Vidas” que tem caráter pedagógico e educativo, busca criar uma consciência ambiental em nossas crianças.

Para Dorlin, o programa pretende despertar em nossos alunos a consciência sócio-ambiental, cultural e econômica proporcionando condições para tornar-lhes cidadãos aptos a lidar com os desafios que enfrenta o mundo contemporâneo, ligado as questões do lixo.


Cuidar do meio ambiente é cuidar de nossa casa em comum e o programa quer desenvolver a consciência de que cada um fazendo a sua parte conseguiremos cuidar melhor de nossa cidade, de nosso país e de nosso mundo.

Vereador Dorlin participa de reunião aonde tarifa de esgoto é discutida pelos moradores do Paes Leme



O esgotamento sanitário até agora não conseguiu satisfazer aos moradores do primeiro bairro a ser atendido pelo serviço. Aproximadamente 70 moradores do Paes Leme estiveram reunidos na quinta-feira (15) com autoridades do poder legislativo para debater uma nova ação em relação ao descaso da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) com a comunidade, supostos clientes.
Além do valor considerado exorbitante, de 100% em cima do que é cobrado na taxa de água, moradores pedem por um conselho municipal de saneamento e uma câmara técnica para a avaliação de projetos e respectivas obras.
Essa obrigação está determinada no convênio nº 158 / 2006, que determina a gestão compartilhada entre o município e a Casan e que até hoje não foi criado. O mesmo documento declara que a tarifa deve ser construída através de um debate com a câmara técnica, que não existe até o momento.


Ação
O representante da associação de moradores do Paes Leme, Evaldo Espezim sugeriu uma votação para que se decidisse qual a próxima ação a ser tomada, já que as cartas enviadas anteriormente a Casan não surtiram efeito.
A dúvida gira em torno de entrar com uma ação contra a Casan e automaticamente contra a prefeitura, ou entrar em contato com o prefeito para um possível acordo.

O vereador Dorlin Nunes Júnior se prontificou a ajudar a comunidade. A próxima etapa será a reunião com o prefeito de Imbituba José Roberto Martins, para decisão do que pode ser realizado para impedir que a população continue sendo cobrada por serviços que não estão 100% satisfatórios. Nenhum representante da Casan esteve presente.

Fonte: Jornal Popular Catarinense


Câmara Municipal realizará Audiência Pública sobre a situação do Hospital São Camilo

AVISO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA N° 009/09

O Presidente da Câmara Municipal de Imbituba, Vereador Christiano Lopes de Oliveira, no uso de suas atribuições e com fundamento na legislação em vigor, convida toda a sociedade civil e organizada com atuação e sede nos municípios de Imbituba, Garopaba, Paulo Lopes, Imaruí e Laguna, bem como os munícipes que utilizam os serviços do Hospital São Camilo, em Imbituba, para participarem da AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de tratar sobre a atual situação do Hospital.
A audiência ocorrerá no dia 21 de outubro de 2009, quarta-feira, com início previsto para l9h30min e término às 22h30min, nas dependências da Câmara Municipal de Imbituba, e será aberta ao público em geral.


Governador em exercício, Jorginho Melo, visita Imbituba nesta segunda-feira.



O Governo Municipal tem satisfação em convidar Vossa Senhoria para a solenidade de assinatura da ordem de serviço de um pacote de obras de aproximadamente R$ 1,5 milhões. Entre as obras está à revitalização da Praça Henrique Lage.


Na oportunidade o Prefeito Beto Martins fará a entrega de subvenção para entidades de Imbituba.
O evento contará com a presença do Governador em Exercício, Jorginho Melo.

Contamos com sua presença!

Data: 19 de outubro de 2009 (segunda-feira)
Horário: 10:30 horas
Local: Coreto da Praça Henrique Lage
Obs: Em caso de chuva a solenidade será realizada no Salão Paroquial do Centro




Lançado Edital para composição do Conselho Municipal de Saneamento




EXTRATO DE EDITAL Nº. 003/2009/SEDURB

A PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, no uso de suas atribuições legais, torna público, com base na Lei nº 2.383/2003, que estão abertas as inscrições para escolha dos representantes das entidades ambientalistas que tenham atuação nas áreas de saneamento, meio ambiente ou recursos hídricos no município, para fazerem parte do COMUSA. (Conselho Municipal de Saneamento).

1. CONDIÇÕES: Conforme Edital na íntegra

2. PRAZO DE INSCRIÇÃO: término em 26/10/09 às 19:00h

3. EDITAL COMPLETO: O Edital completo estará disponível na Secretaria de

Desenvolvimento Urbano e Ambiental, em Vila Nova, no Portal da Vila. ( UNISUL)

Imbituba, 09 de outubro de 2009.

Ramiris Ferreira

Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental






I Conferência Municipal da Cultura



CONVITE


A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte de Imbituba vem através deste convidar Vossa Senhoria para participar da I Conferência Municipal da Cultura.

Dia: 20 de outubro de 2009
Hora: as 14:00 horas
Local: Centro de Gestão em Educação e Saúde – CEGES
Endereço: Rua Nereu Ramos ( antiga Câmara de Vereadores)

Onde o Município de Imbituba, através da Diretoria de Cultura, tem como objetivo de debater e propor Políticas, Programas e Ações para serem desenvolvidos nos próximos anos.

Atenciosamente

Leda Susana da Silva Gonçalves Pamato de Souza

Secretária Municipal da Educação, Cultura e Esporte

Requerimento da rua Rozendo Izidoro de Freitas


Excelentíssimo Senhor
VEREADOR CHRISTIANO LOPES DE OLIVEIRA
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores
Município de Imbituba/SC


REQUERIMENTO N.º / 2009


DORLIN NUNES JÚNIOR, vereador do PSDB, com assento nesta Casa Legislativa, vem na forma regimental à presença de Vossa Excelência, após ouvir o soberano plenário, REQUERER ao Prefeito Municipal de Imbituba, Senhor José Roberto Martins, que solicite a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbanístico - SEDURB que realize projeto técnico e financeiro para pavimentação da parte final da Rua Rozendo Izidoro de Freitas, em Paes Leme.

Justificativas:
Nobres Vereadores,
Senhor Prefeito,
Os moradores da referida via pública, requerem que seja realizado um projeto técnico para pavimentação com lajotas, tendo em vista que toda a extensão sul da rua já foi pavimentada, e somente cerca de 100 metros ainda carecem da obra pública. Com o escoamento das águas da chuva, há a erosão da areia causando enormes buracos, deixando a via sem condições de trafegabilidade.
Há ainda a possibilidade de ser realizadas parcerias com os moradores, que sendo realizando o projeto com a mão-de-obra, podem os moradores viabilizar os materiais.
Assim, solicita-se aos Nobres Vereadores, a APROVAÇÃO do presente Requerimento, para que esta casa legislativa possa ter conhecimento do custo da obra, e oportunamente, incluí-la na Lei Orçamentária Anual – LOA, havendo necessidade.

Sala das sessões, 05 de outubro de 2009.

Dorlin Nunes Júnior
VEREADOR

Requerimentos para pavimentação de duas ruas no Bairro de Paes Leme, serão votados nesta segunda.


REQUERIMENTO N.º / 2009

DORLIN NUNES JÚNIOR, vereador do PSDB, com assento nesta Casa Legislativa, vem na forma regimental à presença de Vossa Excelência, após ouvir o soberano plenário, REQUERER ao Prefeito Municipal de Imbituba, Senhor José Roberto Martins, que solicite a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbanístico - SEDURB que realize projeto técnico e financeiro para pavimentação da parte final da Rua Itaquera, em Paes Leme.

Justificativas:
Nobres Vereadores,
Senhor Prefeito,
Os moradores da referida via pública, requerem que seja realizado um projeto técnico para pavimentação com lajotas, tendo em vista que toda a extensão sul da rua já foi pavimentada, e somente cerca de 100 metros ainda carecem da obra pública. Com o escoamento das águas da chuva, há a erosão da areia causando enormes buracos, deixando a via sem condições de trafegabilidade.
Há ainda a possibilidade de ser realizadas parcerias com os moradores, que sendo realizando o projeto com a mão-de-obra, podem os moradores viabilizar os materiais.
Assim, solicita-se aos Nobres Vereadores, a APROVAÇÃO do presente Requerimento, para que esta casa legislativa possa ter conhecimento do custo da obra, e oportunamente, incluí-la na Lei Orçamentária Anual – LOA, havendo necessidade.

Sala das sessões, 05 de outubro de 2009.

Dorlin Nunes Júnior
VEREADOR

domingo, 11 de outubro de 2009

Prefeito acata indicação do vereador Dorlin e envia projeto criando o Conselho da Juventude

Atendendo a indicação do vereador Dorlin Nunes Junior ( PSDB), o prefeito Beto Martins, enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei 3.798 que cria o Conselho Municipal da Juventude – COMJUV, o qual foi aprovado em primeira votação. Para o autor da indicação, vereador Dorlin , o Conselho terá como objetivos atuar na defesa dos direitos de organização e manifestação juvenil, encaminhar aos canais competentes as reivindicações e sugestões da juventude, garantir a participação dos jovens na vida política do município, o direito à vida, saúde, cultura, liberdade, convivência familiar e comunitária, além de incentivar campanhas e programas educativos.


Segundo o parlamentar, o Conselho será uma entidade civil que englobará forças para garantir a proteção aos direitos do jovem e o acesso à educação, de modo a proporcionar pleno desenvolvimento da pessoa humana, o preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

Para Dorlin, organizar civilmente as crianças, jovens e adolescentes é principio básico para lhes proporcionar cidadania, dignidade e sensibilidade aos problemas sociais. Investir nesses jovens é investir no nosso futuro, na certeza de que teremos uma cidade cada vez melhor, finalizou.

O vereador também apresentou na ultima sessão dois Requerimentos para a realização de projetos técnicos (materiais e mão-de-obra) para pavimentação final da rua Rozendo Izidoro de Freitas e da rua Itaquera, ambas em Paes Leme, os quais serão votados na próxima sessão ordinária ( dia 13/10).

Jorge Coelho lança em Imbituba o livro "Triângulo das Bernunças"


O artista imbitubense apaixonado pela raiz tupiniquim, Jorge Coelho, lança o livro "Triângulo das Bernunças",às 20h, no próximo dia 16, no Imbituba Praia Clube.
Jorge Coelho que já passou uma temporada fora do país em nome da arte tem diversas atuações na área cultural, sendo compositor, cantor  e agora escritor.
Com três discos gravados (Zimba, Paixão Açoriana e Farol dos Naufragados)  o músico, compositor, engenheiro e surfista Jorge Coelho, é um icone da música catarinense, tendo em 2007 participado de um trabalho cultural em Açores.
O livro de crônicas  Triângulo das Bernunças retrata a vida e experiências de Jorge Coelho.

Conheça todo o trabalho do artista Jorge Coelho no site http://www.jorgecoelho.com.br/

Leia uma entrevista completa do artista no Jornal O Popular Catarinense, ediçao 1011, de 09 de outubro de 2009 ou acesse o endereço http://www.adjorisc.com.br/jornais/opopular/noticias/index.phtml?id_conteudo=223354

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BAZAR COM MERCADORIAS DA RECEITA FEDERAL,NO HOSPITAL SAO CAMILO



O Hospital São Camilo, por ser uma Instituição Filantrópica, com o apoio do Conselho Administrativo do Hospital e do Porto de Imbituba, recebeu neste dia 03 de outubro um caminhão de mercadorias apreendidas pela Receita Federal.


Para a realização do BAZAR, três datas já estão programadas:

Dia 10, 17 e dia 31 de outubro (dias de sábado).


Horários: 7 horas da manhã, entrega das 160 senhas e 7h30 min, o início das vendas.

De meia em meia hora, serão atendidas 10 pessoas que deverão estar munidas de documento (RG ou CPF). Só serão atendido quem estiver com a senha. Cada senha dará o direito de uma pessoa entrar.

Estarão aptos a comprarem somente pessoas físicas. E no limite de R$ 700,00 (setecentos reais) por pessoa.

Outras datas programadas serão comunicadas pela rádio e jornal da cidade e região.

O local de venda será no próprio Hospital São Camilo, com entrada pela Rua São Camilo, portão próximo ao Necrotério.

A forma de pagamento é a vista e em dinheiro. Não se aceita cheque.

Neste bazar haverá uma grande variedade de meias, mantas, cobertores, brinquedos, camisetas, jaquetas, eletrônicos e outras novidades.

Quem fizer compra no BAZAR, está colaborando diretamente com o Hospital que necessita da ajuda e do apoio de todos.

Por que o Hospital São Camilo atravessa sempre muitas dificuldades financeiras? Entre as causas é que a maioria dos pacientes que procuram pelo Hospital são atendidas pelo convênio SUS (Sistema Único da Saúde). E o que o SUS paga pelos procedimentos é sempre bem menor, do que os valores que o hospital gasta para realizá-lo.

Tendo muitos ou poucos pacientes, o Hospital precisa manter uma estrutura que tem despesas fixas com o pagamento de médicos e funcionários, luz, telefone, e tantas outras despesas que são sempre maiores do que as receitas.

Mais do que nunca, o Hospital vem passando por sérias dificuldades financeiras. Esta doação não garante a sustentabilidade do Hospital, mas é uma ajuda de emergência, para poder sanar suas dívidas e honrar com os seus compromissos.

A Direção e os funcionários agradecem a todos, pelo apoio.

Fonte: HSC

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tarifa de esgoto causa reclamações na CASAN

A cobrança da tarifa de esgoto está causando confusão na cabeça das pessoas, que estão questionando como pode ser cobrada a mesma quantia em relação à água e que tipo de cálculo é feito para que essa porcentagem alcance o valor de 100%. Jackson Luiz Luciano, atendente comercial da CASAN, acha que a cobrança (porcentagem) não está de acordo, mas como é uma lei do saneamento nacional, no momento não há nada que possamos fazer. “As pessoas vem reclamar, não aceitam a cobrança e dizem que vão procurar seus direitos, isso acontece porque as elas ainda não estão acostumadas, afinal é preciso tratar o esgoto e isso tem um custo”, afirma Jackson.



As reclamações já fizeram até o responsável do PROCON ir a CASAN para discutir o assunto, mas como os valores estão vinculados ao contrato entre a PMI e a CASAN, nada ainda pode ser feito. Em relação à taxa de 100%, o que a CASAN alega é que toda a água vai para o esgoto, e que não é verdade, vez que a água que se molha as plantas não vai, que lavamos o carro e as calçadas, sendo que na própria caixa d’água a uma evaporação do líquido. Desta forma, alguma medida tem que ser tomada.

No município o Vereador Dorlin Nunes requereu ao Poder Executivo que realize estudos, através da SEDURH e da CASAN, para a possibilidade da redução desse percentual cobrado. O intuito é que se possa fazer um estudo para que a cobrança seja coerente e fundamentada, já que algumas concessionárias de tratamento de esgoto cobram tarifas diferenciadas sobre o consumo de água tratada e essa redução pode variar em até 20%.

É importante frisar que o Vereador Dorlin está preocupado com as pessoas menos favorecidas, e que para estas caso não haja uma redução, sejam beneficiadas pela tarifa social, sendo feito um levantamento sócio-econômico e ainda uma busca no próprio cadastro da CASAN.

Outro ponto que é importante salientar é que a obra ainda não foi entregue a comunidade, e que seria ilegal cobrar pelos serviços ainda não prestados, no caso, o tratamento de esgoto.

O intuito do vereador Dorlin é dar condições para que os menos favorecidos possam ter esse benefício da redução pela tarifa social, de forma a honrar seus compromissos de forma plena. Acesse o http://dorlinnunes.blogspot.com e confira todos os requerimentos e indicações do vereador envolvendo esses assuntos.
Fonte: Jornal O Popular Catarinense